Hospital do Paranoá realiza palestra para capacitar servidores sobre o COVID-19

525
Print Friendly, PDF & Email

Participaram 107 servidores de várias especialidades.

Por Luiz Fernando Cândido

Nesta terça-feira, 10, o Hospital da Região Leste (HRL) realizou uma palestra sobre o plano de ação, resposta para possíveis ocorrências e o fluxo de atendimento na unidade para capacitar seus servidores para o enfrentamento do coronavírus (Covid-19). Participaram 107 servidores entre atendimento primário, secundário, gerentes, núcleo e clínica médica

A médica infectologista do Núcleo de Controle de Infecção (NCI) do HRL, Claúdia Neto Gonçalves, explicou que a palestra serviu para educar o profissional de saúde no sentido dele saber o que fazer, como fazer, como se proteger, e como proteger os demais pacientes que estão na instituição.

Segundo a médica, seguindo as recomendações, a chance de contágio é mínima. “Se os profissionais de saúde seguirem todas as recomendações de higiene das mãos e de uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o profissional estará seguro”, frisa.

Sobre o transporte de passageiros infectados pelo coronavírus, a médica ressalta: “Ele vai ser transportado para o hospital de referência ou para fazer o tratamento em casa. De qualquer maneira, o transporte vai ser acionado para esse paciente e será feito com segurança, com todos EPIs adequados pra resguardar o profissional de saúde, e para que o paciente tenha segurança também de chegar ao destino dele”, afirma Claúdia.

O Covid-19 é um vírus que causa doença respiratória com sintomas semelhantes a um resfriado (febre, tosse, dificuldade em respirar). A disseminação ocorre de pessoa para pessoa, por gotículas respiratórias.

Fonte: Agência Saúde