Incorporação da Gata será realizada no início de 2020, confirma Jorge Vianna

1412


Print Friendly, PDF & Email

Esclarecimento ocorre após publicação de matéria do Metrópoles em que sugere pagamento, somente em dezembro do próximo ano

Por Kleber Karpov

Na tarde desta terça-feira (26), o deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), utilizou a tribuna da Câmara Legislativa do DF (CLDF), para confirmar a incorporação da última parcela da Gratificação de Atividade do Técnico-Administrativo (Gata), dos servidores de nível médio da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), para o início de 2020. O caso ocorre após publicação de matéria no portal Metrópoles (25), que sugere o pagamento, apenas para dezembro do próximo ano.

Vianna explicou que as 32 leis criadas em 2013, aprovaram a incorporação de gratificações à carreiras da Assistência Pública à Saúde (APS), porém, os servidores de nível médio não tiveram a Gata incorporada integralmente, tanto pelo ex-governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), quanto pelo sucessor, Rodrigo Rollemberg (PSB).

Mal entendido

Publicidade

O deputado lembrou ainda que, conversou, em outubro, com o atual governador, Ibaneis Rocha (MDB), em relação a injustiça em relação aos servidores de nível médio, ocasião em que, em reunião com o governador, com a participação do secretário de Estado de Economia do DF, André Clemente Lara de Oliveira, do chefe da Casa Civil do DF (Caci), Valdetário Andrade Monteiro, e do secretário de Relações Parlamentares no DF, Bispo Renato sobre a incorporação da  Gata.

Durante a referida reunião, Ibaneis compreendeu que a reivindicação dos servidores de nível médio não se tratava de reajuste, mas da incorporação da Gata. Na ocasião o chefe do Executivo confirmou o pagamento da Gata no início de 2020.

“O governador se pronunciou e eu usei a tribuna e as redes sociais para repassar o que ele tinha falado. E o governador garantiu que no início do ano que vem seria pago a incorporação da Gata. Daí, ontem com a matéria do Metrópoles, o povo ficou assustado, revoltado, porque na matéria fala que os reajustes serão, no final de 2020. Mas aconteceu, acho que um equívoco, porque estive reunido, hoje, com o secretário André Clemente, e que este fez uma reunião com o governador que confirmou o que havia afirmado para mim na reunião que tivemos [em outubro], a incorporação da gata para o servidores de nível médio será incorporada no início do ano de 2020 e, posteriormente, terá uma negociação dos reajustes, das 32 carreiras da Saúde.”, explicou Vianna.

Confira o esclarecimento

Fonte: Jorge Vianna