20.5 C
Brasília
26 abr 2024 02:47


DF recebe cinco novos profissionais do Mais Médicos

Cinco intercambistas reforçam ESF em três regiões de saúde 

Cinco novos médicos intercambistas – profissionais brasileiros que se formaram no exterior – do programa Mais Médicos, do Governo Federal, começam a atuar na atenção primária do Distrito Federal nesta segunda-feira (9), todos vinculados a equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Eles foram distribuídos para unidades básicas de saúde de Taguatinga, Samambaia, Brazlândia e Planaltina.

“O Mais Médicos tem como critério enviar profissionais para onde mais precisa. No Distrito Federal, os colocamos para atuar em locais de difícil fixação de profissionais e onde tem mais usuário SUS dependente’, explica o diretor Organizacional de Atenção Primária, Lucas Bahia.

Atualmente, o DF conta com 108 médicos do programa do Governo Federal. Desse total, 19 são cubanos. Todos atuam, obrigatoriamente, na atenção primária a saúde e recebem uma bolsa do Ministério da Saúde. “Somado a isso, o Governo de Brasília complementa com auxílios moradia e alimentação”, diz Bahia.

Com isso, a remuneração chega a R$ 13 mil, para 40 horas semanais  – sendo 32 de atendimento e 8 horas para especialização. Cada profissional pode trabalhar na rede, pelo programa, por um período de até três anos.

Segundo Lucas Bahia, há um edital de nova contratação do Mais Médicos previsto para novembro. Com isso, um número maior de profissionais deve chegar à rede pública de saúde do DF até dezembro deste ano.

Fonte: Agência Saúde DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever