17.5 C
Brasília
26 abr 2024 06:11


“Rollemberg você vai ter que escolher, ou Bruna ou Ceilândia”, sugere morador, após grosseria de presidente da Agefis, à liderança local

Liderança de Ceilândia, aponta que Bruna Pinheiro chamou moradores da cidade de grileiros e ladrões de terra, por não comprarem terras do Estado. Coincidência ou não, o fato ocorreu no dia em que se comemorou o Dia Nacional dos Líderes Comunitários

Por Kleber Karpov

Desde o início do mandato, o governador do DF, o ‘socialista’, Rodrigo Rollemberg (PSB) tem se dedicado a transformar uma pequena parcela da Região Administrativa Ceilândia (RA Ceilândia) em ‘case’ de gestão governamental. Por do Sol e Sol Nascente, são motivos de ciúmes para o resto da parcela da população do DF, dado o empenho de Rollemberg em realizar ações em beneficio daquelas comunidade.

A comunidade, por sua vez, carente da presença do Estado, aceita as benesses, mas não se esquece das atrocidades, por parte do governador ao colocar a Agência de Fiscalização de Brasília (AGEFIS), para realizar desocupações, de forma arbitrária, na RA, em 2015.

Entre reticências e afagos de Rollemberg, na sexta-feira (5/Mai), a presidente da AGEFIS, Bruna Pinheiro, mostrou mais uma vez as garras. De acordo com o lider comunitário de Ceilândia, João Paulo, que em desabafo, no aplicativo Whatsapp, afirmou ter chorado  “a tarde inteira” pelas ‘pérolas’ ouvidas por parte da chefe da Agência de Fiscalização.

De acordo com João Paulo, ao tentar argumentar com Bruna Pinheiro que a forma de atuação da AGEFIS é equivocada, em decorrência das arbitrariedades e a presidente da Agência, sugeriu ser “mentira”, além de chamar os moradores de Ceilândia, que não compram terra do Estado de “ladrões de terras” e de bandidos.

O líder comunitário afirma ter tentado mostrar vídeos gravados durante das derrubadas por parte da Agefis no Por do Sol mas, intransigente, segundo João Paulo, Bruna Pinheiro se negou a ver os vídeos e reafirmou se tratar de mentira, as práticas arbitrárias.

‘Deu mal’ Bruna

O relato de João Paulo da discussão com Bruna Pinheiro, segundo o lider comunitário, presenciado por diversas pessoas na Administração de Ceilândia foi recebido com indignação por parte das demais lideranças da cidade. Mais de uma centena reunidas no grupo, Ceilândia Sempre Viva, por meio do aplicativo Whatsaap.

Ceilândia Sempre Viva

No Ceilândia Sempre Viva, a comunidade publicou uma Nota de Repúdio, contra Bruna Pinheiro, em solidariedade ao colega João Paulo.

“Nota de REPÚDIO
INDIGNADOS com a falta de educação, humanidade e respeito com que a presidente da famigerada AGEFIS, tratou um dos mais queridos líder comunitário de nossa cidade, o João Paulo, chocados, perplexos, e surpresos, queremos demonstrar aqui, o nosso mais profundo REPÚDIO!!! Estamos deveras revoltados, pois além de ter sido desrespeitado como líder comunitário (vereador eleito), ouviu diversos impropérios por parte dessa perversa senhora, inclusive que as comunidades do Sol Nascente e Por Do Sol, são todos ladrões. Esperamos que em respeito a nossa população de quase 600.000 habitantes, que na pessoa do João Paulo foi ofendida, haja por parte de quem é de direito, uma imediata retratação pública! Somos pessoas dignas e trabalhadoras, e por isso merecemos o respeito por parte do governo que está aí para trabalhar a nosso favor e não contra nós!!! Exigimos RESPEITO!!! #forabruna!!! (SIC)”

Solidariedade e explicações

A grosseria de Bruna Pinheiro no entanto, não passou despercebida. Política Distrital (PD) conversou com o senador Hélio José (PMDB-DF) e a deputada distrital, Celina Leão (PPS) sobre o assunto.

Hélio José considerou um “absurdo” e lembrou que as práticas de Bruna Pinheiro endossadas pelo governador do DF foram denunciadas no Parlamento Latino Americano (PARLATINO).

“O que aconteceu hoje, no dia em que comemoramos, no dia em que eu realizei no Senado Federal, uma homemangem a todos os líderes comunitários para comemorar o Dia Nacional dos Líderes Comunitários, tomarmos conhecimento de uma agressão tão absurda por parte da senhora Bruna Pinheiro. Nós que convivemos diariamente com a comunidade de Ceilândia, onde temos várias lideranças comunitárias atuantes, onde temos um grupo ativo de lideranças como o Ceilândia Sempre Viva, não podemos aceitar esse tipo de situação. Repudio veementemente a agressão por parte da presidente da AGEFIS e me solidarizo com o nosso querido João Paulo, que tanto luta pela comunidade do Sol Nascente e de todos os moradores de Ceilândia.”, disse.

Celina Leão, por sua vez, além de criticar Bruna Pinheiro, afirmou que pretende convocar Bruna Pinheiro, a prestar esclarecimentos sobre o ocorrido, na Câmara Legislativa do DF (CLDF).

“É um absurdo que um agente público, no exercício da função pública trate um morador do Distrito Federal da forma que o João Paulo, que é uma pessoa querida, uma liderança conhecida em Ceilândia, que tem uma história de lutas em prol da comunidade do Sol Nascente, de Ceilândia, seja agredido dessa forma por um agente público. Eu vou apresentar requerimento na Câmara Legislativa e quero que a senhora Bruna Pinheiro venha se explicar na Câmara Legislativa, que é a Casa do Povo.”, disse.

Celina Leão lembrou ainda que não se trata de caso isolado. “Há poucos meses, a senhora Bruna Pinheiro agrediu toda comunidade de Advogados, a ponto da OAB-DF emitir uma Nota de Repúdio por chamá-los de advogados de porta de cadeia; advogados de porta de condomínio, durante uma entrevista em uma grande emissora da cidade e a OAB-DF decidiu fazer um um desagravo público contra a senhora Bruna Pinheiro.”

O deputado distrital, Bispo Renato Andrade (PR) também criticou a agressão de Bruna Pinheiro, ao prestar solidariedade à comunidade ceilandense.

“Ninguém tem o direito de humilhar ninguém. É revoltante o que a diretora presidente da AGEFIS, Bruna Pinheiro, fez ao cidadão João Paulo, morador de Ceilândia. Ela humilhou e subjugou, não apenas ele, mas toda comunidade. Me sinto na pele deste cidadão, pois infelizmente já presenciei outras situações como esta. Não importa quem você é, mas o trabalho que você faz! As atitudes da Bruna não são aceitáveis para uma representante de Estado. Estou revoltado!”, diz a nota publicada pelo parlamentar no Ceilândia Sempre Viva.

‘Ou ela ou nós Rollemberg?’

Voltando aos tapas e beijos por parte do Governo do Distrito Federal com a população de Sol Nascente, a frase de outro líder comunitário, o bacharel em Direito, Luciano Cavalcante: “Ou o Rollemberg fica com a Bruna, ou fica com Ceilândia, ele escolhe”, disse ao sugerir que Bruna Pinheiro “tem que cair”.

Bruna fecha os olhos mas PD mostra assim mesmo

Em solidariedade ao João Paulo, à Ceilândia e toda população do DF, sobretudo aos compradores de lotes e edificações por parte de terceiros. Embora Bruna Pinheiro tenha se negado, de acordo com o líder comunitário agredido pela presidente da AGEFIS, tenha se negado a assistir o vídeo com as transgressões da Agência, durante as desocupações no Sol Nasciente, Política Distrital, resgatou algumas imagens, publicadas no site YouTube.

As imagens, também refletidas em outras regiões administrativas do DF, demostram a truculência por parte do GDF, trazem questionamentos e reflexões às práticas de Bruna Pinheiro à frente da AGEFIS. Feliz Dia Nacional das Lideranças Comunitárias!

 

 

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=N88GEX1u5Ls

A outra parte

PD pediu um parecer de Bruna Pinheiro sobre as agressões ao líder sindical e aguarda posição por parte da AGEFIS sobre o caso.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever