20.5 C
Brasília
25 abr 2024 05:40


Núcleo Bandeirante vai à luta, para pedir na Câmara Legislativa, reabertura de Serviço de Pronto Atendimento

CLDF realiza audiência pública para debater o tema. Comunidade por sua vez pede reabertura do SPA para garantir atendimentos de emergências, dentro da cidade

Por Kleber Karpov

Após o fechamento do Serviço de Pronto Atendimento (SPA)(jan/2017), unidade de atendimento de emergência da Região Administrativa de Núcleo Bandeirante, moradores da região se organizam e conseguem realização de audiência pública para tratar do assunto na Câmara Legislativa do DF, por iniciativa dos deputados distritais, Ricardo Vale e Wasny de Roure, ambos do PT.

Reprodução SindSaúde-DF

No início de março, com apoio do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do DF (SINDSAÚDE-DF), a comunidade local realizou uma manifestação para reclamar o fechamento do SPA, além de mudanças propostas, pelo secretário de Estado de Saúde o DF (SES-DF), Humberto Lucena Pereira da Fonseca, na Atenção Primária de Saúde (APS) do DF, por  meio das Portarias 77 e 78, publicadas no Diário Oficial do DF.

Comunidade de Núcleo Bandeirante pede reabertura de SPA – Foto: Walter Marques

A ação foi um desdobramento de reunião em 4 de janeiro, ocasião em que, representação da SES-DF deixou claro, durante reunião com diversas lideranças comunitárias de Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way e Riacho Fundo I, sugeriu ser melhor manter o SPA fechado, para implantar a Atenção Primária na cidade.

Vale observar que em novembro de 2016, o fechamento da unidade começou a circular na cidade, sobre o fechamento do SPA. E ainda que à época, Política Distrital, acionado por lideranças locais, apurou o caso com a SES-DF, que prontamente afirmou ser improcedente tal informação. Porém, nos primeiros dias de 2017, a unidade foi fechada, em definitivo.

Dificuldades

Senador Hélio José com a comunidade da Vila Cauhy – Foto: Kleber Karpov

Para a comunidade local, o fechamento do SPA se tornou um transtorno, por se a única unidade de saúde a realizar atendimento de emergência, dentro da cidade. Isso porque a Região Administrativa conta com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Núcleo Bandeirante. Porém, de difícil acesso, sobretudo em horário de pico, uma vez que a a UPA fica fora dos limites da cidade, às margens da BR-060. Essa crítica foi apontada por Walter Marques, conselheiro tutelar em Vila Cauhi, durante um almoço com o senador Hélio Jose (PMDB-DF) com lideranças da localidade.

“Com o fechamento do Serviço de Pronto Atendimento, nós ficamos no desespero quando precisamos de atendimento médico, principalmente, no final da tarde. Pois agora só temos a UPA [do Bandeirante]. Só que depois das quatro da tarde, fica quase impossível a gente conseguir chegar na UPA, por causa do congestionamento, porque não tem outra forma de chegar lá, só pela BR [060].”, desabafou.

Flagrante

O movimento Realidade do Povo (RP), que começa a mostrar algumas ‘mazelas’ do governo, em 4 de março registrou o fechamento do SPA. Na ocasião RP também flagrou que, mesmo com o fechamento do SPA, na UPA, os pacientes contavam com apenas um médico, direcionado a atender pacientes com classificação de risco vermelha, enquanto os demais aguardavam por mais de três horas, na tentativa de serem atendidos naquela unidade.

Audiência Pública

Com a fragilidade e os problemas no atendimento das unidades de Saúde de Núcleo Bandeirante, a comunidade, bate de porta em porta para convidar os moradores para a audiência pública.  O objetivo das lideranças é tentar sensibilizar o governo e tentar reabrir o SPA.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever