17.5 C
Brasília
26 abr 2024 05:37


Conselheiro faz suposições, propõe demissão de servidores “em grupo de 10” e causa polêmica no Conselho de Saúde

Conselheiro sugere que atestados de servidores sejam falsos

Por Kleber Karpov
unnamed
Conselheiro da Saúde – Foto: Reprodução

Durante a última reunião do Conselho de Saúde do DF (27/09), o membro da pastoral da saúde do DF e representante dos usuários na mesa diretora do Conselho de Saúde (CSDF), Domingos de Brito Filho atacou, de acordo com fonte que pede para não ser identificada, o segmento de servidores, sindicatos e os setores de Recursos Humanos (RH) da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF).

De acordo com a fonte, Filho acusou os servidores públicos da  Saúde de serem acomodados e se utilizam de atestados médicos falsificados para não ir ao trabalho. O representante dos usuários no CSDF também afirmou que os sindicatos só trabalham em prol do servidor, enxergando apenas um lado.

Com relação aos setores de RH da SES-DF, Filho afirmou se tratar de pessoas incompetentes e que não tem condições de analisar o perfil do trabalhador para destiná-lo a uma unidade onde terá maior aproveitamento, afirmando ser o motivo de não “renderem no trabalho”.

Demissão em grupo de 10

O Conselheiro, também defendeu a demissão de servidores públicos “em grupos de 10 servidores”. O motivo, de acordo com a fonte é que Filho afirmou que os profissionais de Saúde apresentam muitos atestados, sugeriu que “devem ser falsos” e que os trabalhadores o fazem por malandragem.

Ainda de acordo com a fonte,  por contarem com a estabilidade os servidores “não temerem ser demitidos” e que as demissões “em grupos de 10” serviriam de exemplo para outros trabalhadores.

CSDF

Política Distrital conversou sobre o assunto com o presidente do CSDF, Helvécio Ferreira que defendeu o Conselheiro ao sugerir que Filho se reportava aos “maus servidores públicos”.

O que diz o conselheiro?

O Blog fez contato com Filho, por meio de mensagem instantânea, porém, não recebeu retorno até o momento da publicação da mensagem.

Opinião

Assim como em todos os segmentos da sociedade existem pessoas boas e más. Péssimos e ótimos profissionais. No que tange ao funcionalismo público de um modo geral, em especial, na Saúde, ressalvado servidores corruptos que existem em todos os lugares e esses devem ser presos, há que se levar em conta alguns fatores.

Nos últimos anos, perseguições, retirada de benefícios, a falta de servidores, atrasos de pagamentos, calotes, suspensão de benefícios, perseguições de colegas, endividamento, sobrecarregam esses trabalhadores, com resultam em índices altíssimos de absenteísmo e de profissionais que poderiam estar em pleno vigor físico e profissional, doentes e desmotivados. A isso se soma a responsabilização atribuída por pacientes, acompanhantes e até autoridades policiais, aos servidores, quando na verdade existe nos bastidores, gestores e um governo que além da falta de gestão, não tem a menor capacidade para tentar criar proximidade com os colaboradores.

E o que se vê, superficialmente é a falsa sensação de trabalhadores ignorantes ou indiferentes aos interlocutores, quando na verdade, além de serem pessoas amáveis para quem os conhecem no dia-a-dia. Mais que isso, são esses profissionais ‘grossos’, ‘estúpidos’, ‘ignorantes’, como são taxados diariamente nas trincheiras das saúde, são os mesmos, que se matam, literalmente, para se desdobrarem e garantirem atendimento, aos pacientes.

Os mesmos que ignoram os xingamentos, pois no fundo entendem a dor e o desespero, seja do paciente ou do acompanhante. Que ligam para outra unidades, para pedir equipamentos, roupas e medicamentos emprestado. Ou o mais grave, que se expõem perante a mídia, para tentar mostrar à sociedade, que não são os culpados pela péssima qualidade no atendimento, uma vez que os gestores ou o governo, pouco ou nada faz de concreto para atender a demanda das unidades de saúde.

Esses são os mesmos que eventualmente recebem voz de prisão, por não conseguir atender simultaneamente o dobro ou o triplo de pacientes além do recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Em um ambiente onde convivem gestores, usuários e trabalhadores, no calor do momento e na tensão de decisões, com ânimos acirrados, as vezes aparentemente simplistas ou contraditórias mas com forte impacto positivo ou negativo sobre uma gama de envolvidos,  talvez o melhor caminho seja se tomar cuidado com as colocações, pois em muitas ocasiões pode acontecer de criminalizar inocentes em detrimento dos algozes.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever