19.5 C
Brasília
26 abr 2024 08:02


Audiência Pública discutirá ciclovias e políticas de segurança para ciclistas no DF

A Câmara Legislativa vai discutir nesta quarta-feira (18), a partir das 19h, no plenário da Casa, a malha de ciclovias existentes no DF, o plano de ampliação das estruturas e as políticas de segurança para ciclistas. De iniciativa do deputado Claudio Abrantes (Rede), a audiência reunirá grupos de ciclistas de todo o DF e representantes do governo.

Desde 10 de março, todas as novas obras de construção, ampliação ou adequação do sistema viário de Brasília deverão ter, especificado em projeto, a previsão de criação de ciclovias, ciclofaixas ou infraestrutura viária. Houve uma modificação do texto da Lei nº 3.639, de 2005, que estabelecia a regra apenas para rodovias. A legislação determina ainda que a construção de ciclovias seja prioridade. Caso não seja viável, as ciclovias poderão ser substituídas por ciclofaixas.

“Investir em ciclovia não é só investir em segurança e mobilidade, mas também em saúde e qualidade de vida”, defende o parlamentar.

O distrital explica que, no entanto, a legislação ainda não é cumprida e ciclistas de todo o DF sofrem desrespeito nas ruas e lutam por melhores condições e políticas efetivas de ciclovias e segurança para os usuários dessas ciclovias. Um levantamento da Secretaria de Mobilidade estima que existam aproximadamente 411 km de infraestrutura cicloviária (ciclofaixas e ciclovias) em todo o território do DF. “Precisamos para batalhar essa estrutura, mas com sustentabilidade e segurança para todos”, completa Abrantes.

* Com informações do gabinete do deputado Cláudio Abrantes

Coordenadoria de Comunicação Social

Fonte: CLDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever