21.5 C
Brasília
26 abr 2024 01:21


Falta de estrutura restringe atendimento da neonatologia do hospital de Ceilândia, por 24 horas

neonatologia
Ficha de ocorrência que restringe atendimento de UTI de neonatologia e UCIN por 24 horas
Por Kleber Karpov

Um servidor da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), que não pretende ser identificado, encaminhou ao Política Distrital (12/Nov) uma Ficha de Ocorrência que aponta a falta de estrutura adequada para atendimento e restringe atendimento da neonatologia do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), por 24 horas.

De acordo com o documento há falta de incubadoras, oxímetros e ventiladores mecânicos, de pediatras, além da sobrecarga  de pacientes. Isso porque os oito leitos de Unidades de Terapias Intensivas (UTI) e outros 22 na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCIN) estão ocupados. “A Unidade de Neonatologia está impossibilitada de receber novos pacientes por falta de condições de prestar um atendimento seguro e efetivo naquela unidade.”, diz a Ficha de Ocorrência.

O documento aborda ainda o comprometimento de atendimento aos Recém-Nascidos (RNs) e a realização e partos no HRC só são realizados em casos de urgência, para priorizar os atendimentos dos RNs graves na UTI e UCIN. “não temos nenhuma condição de prover atendimento adequado ao RNs que porventura necessitem de cuidados em UTI ou UCIN. Não temos Pediatra para a sala de parto, para dar assistência aos recém-nascidos, sem riscos.”

Ao Política Distrital a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), por meio de nota da Assessoria de Comunicação, confirmou a lotação das UTIs Neonatais e das UCINs: “As unidades de Terapia Intensiva (UTI Neonatal) e Cuidados Intermediários (UCIN) estão funcionando com sua lotação máxima. Neste momento, há 30 crianças internadas. Por este motivo, a unidade funciona com restrição de atendimento.”

A SES-DF nega no entanto que haja falta de pediatras naquela unidade: “A escala desta quinta-feira (12) está completa.”

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever