18 de maio: MPDFT discute a prevenção de crimes virtuais contra crianças e adolescentes

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promove, nesta sexta-feira, 17 de maio, o seminário “Os Direitos de Crianças e Adolescentes no Contexto de Crimes Virtuais – Estratégias de Prevenção e Enfrentamento”.

A iniciativa tem o objetivo de mobilizar toda a sociedade para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (18 de maio) e atuar de forma estratégica na prevenção e enfrentamento da violência e exploração sexual infanto-juvenil em ambiente virtual.

Promovido pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Criança e o Adolescente (Nevesca) e o Núcleo Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Ncyber), o evento conta com 100 vagas para o público externo.

Confira abaixo a programação do seminário:

8h30 – Abertura

8h50 – 11h50 – Palestras:

• Pesquisa sobre identificação das formas de vitimização por abuso digital no namoro vivenciadas por meninas adolescentes no Brasil e na Austrália e os impactos dessas experiências, com Gisella Ferreira – Doutoranda na Queensland University of Technology (QUT)/ Austrália
• Tecnologia contra o Crime: um estudo de caso sobre investigação e resolução de caso de abuso sexual infantil online, com Renato Martins – Delegado Chefe Adjunto da 33ª Delegacia de Polícia em Santa Maria/ DF
• Boas Práticas na Investigação de Crimes de Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil, com Alessandro Barreto – Coordenador do Ciberlab da Diretoria de Operações e Inteligência da SENASP
• Combate ao Abuso Sexual Infantil na Polícia Federal, com Rafaella Parca – Delegada Coordenadora de Repressão a Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da Polícia Federal

11h50 – 12h30 – Debate e encerramento

Se você suspeita ou tem conhecimento de que alguma criança ou adolescente esteja sofrendo qualquer tipo de violência, denuncie pelo Disque 100, no conselho tutelar, no Ministério Público ou na delegacia de polícia mais próxima.

Serviço

Seminário “Os Direitos de Crianças e Adolescentes no Contexto de Crimes Virtuais – Estratégias de Prevenção e Enfrentamento”

Data: 17 de maio
Horário: 8h30
Local: Auditório da sede do MPDFT
Inscrições: Clique aqui
Programação: Clique aqui

FonteMPDFT

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...