Autores de crimes raciais participam de curso de conscientização no MPDFT

Print Friendly, PDF & Email

Objetivo é levar ao autor de injúria racial um momento de reflexão sobre seu comportamento e as relações raciais no Brasil

O Núcleo de Enfrentamento à Discriminação do Ministério Público do DF e Territórios (NED/MPDFT) promoveu, nos dias 30 de agosto e 1º de setembro, a oitava edição do curso “Conscientização sobre Racismo e Preconceito Racial”. A atividade, que teve a participação de 12 pessoas, é voltada para autores de crimes raciais em cumprimento de suspensão condicional do processo (SCP). A iniciativa começou em 2014 e já atendeu 94 participantes.

A SCP é uma solução alternativa para evitar a continuidade do processo em crimes cuja pena mínima não ultrapasse um ano. O curso é um projeto pioneiro do NED, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Trabalho, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) e a Universidade de Brasília (UnB).

A proposta inclui, como uma das condições do acordo nos processos de racismo e de injúria racial, a frequência à palestra de conscientização, além das demais prescrições legais, como prestação de serviços à comunidade e indenização à vítima. As aulas foram realizadas em dois dias, totalizando 8 horas.

A instrutora do curso e professora da UnB Cordélia Oliveira da Silva relatou no livro “Acusações de racismo na capital da República” a experiência do projeto. “O objetivo é levar ao apenado por injúria racial um momento de reflexão sobre os eventos sociais, históricos, culturais e legais que formam o entorno do racismo e da discriminação para que ele possa rever aspectos de seu discurso e de seu comportamento que podem levar a casos de injúria racial”, escreveu a professora.

Retrato do racismo no DF
Em 13 de junho de 2017, o MPDFT lançou o livro “Acusações de racismo na capital da República”. A obra celebra os dez anos do NED e reúne artigos de 11 autores sobre a temática do enfrentamento à discriminação racial. Durante o lançamento, foi apresentada uma pesquisa inédita realizada a partir da análise de 150 casos de crimes raciais que aconteceram nos últimos dez anos no Distrito Federal. Os dados da pesquisa podem ser conferidos aqui. O livro foi distribuído gratuitamente no evento e está disponível no site do MPDFT.

Fonte: MPDFT

0

Kleber Karpov

@KleberKarpov Jornalista (MTB 10379-DF) Perfil Acadêmico e Profissional Pós-Graduando em Auditoria em Serviços de Saúde (ICESP-DF) Graduado em Jornalismo (ICESP-DF); Ciências Políticas (Veduca/USP); Consultor em Tecnologia da Informação; Consultor em Marketing Político; Coordenador de Campanhas políticas ou institucionais; ex-Assessor Parlamentar na Câmara Federal; Vice-Presidente da Associação Brasiliense de Blogueiros de Política (ABBP); Projetos Pessoais e Sociais: Criador do projeto www.queromeucarrodevolta.com.br (2012), para vítimas de roubos e furtos de veículos; Editor e Apresentador do telejornal Quero Meu Carro de Volta Apresentador do Panorama Político (Rádio Federal) Envie sua sugestão de pauta: Whatsapp: (61) 99606-2984 E-Mail: karpovls@gmail.com

Você pode gostar...

Comentário