19.5 C
Brasília
26 abr 2024 08:43


Servidores da Saúde reclamam do perigo da falta de descarte de lixo hospitalar

Profissionais de saúde improvisam com recipientes inadequados mas se queixam do perigo de contaminação

Por Kleber Karpov

Na sexta-feira (21/Jul), Política Distrital (PD) recebeu denúncia da falta de descarpack – recipiente para descarte de seringas e agulhas usadas – em diversas unidades de Saúde do DF. Preocupados, os servidores reclamam do risco de sofrerem acidente de trabalho, por falta do coletor. Entre hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de diversas regionais, a exemplo de Samambaia, Brazlândia, Santa Maria estão há dias, à base do improviso, sem o insumo.

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

PD conversou com o presidente do Sindicato dos Técnicos em Laboratório (SINTRALAB-DF), André Ângelo, responsável pela denúncia que alertou para o perigo de acidentes de trabalho e contaminação por material biológico, por falta do descarpack.

“Isso é um perigo porque não dá para jogar seringa e agulha junto. Tivemos o relato de uma servidora de laboratório que sofreu acidente por falta do coletor e ter que descartar seringa e agulha em local inadequado. O descarpack é usado não só no laboratório mas em toda assistência, mas no laboratório coletamos sangue o tempo todo e o risco da gente se machucar, se lesionar e se contaminar com material biológico é muito grande. Isso é gravíssimo e precisa ser resolvido com urgência.”, disse.

A outra parte

PD questionou a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) sobre a falta de descarpack e, por meio da Assessoria de Comunicação (ASCOM), informou apenas que a UPA Samambaia providenciou a reposição do coletor na unidade. “A gerência da UPA de Samambaia informa que há falta de descarpack na unidade. A gerência já providenciou a compra do insumo pelo PDPAS que será entregue na próxima terça-feira (25).”

Memes

Foto: Reprodução/ Facebook

A exemplo da falta de capote nos hospitais, onde os servidores tiveram que improvisar com sacos plásticos para garantir o atendimento de pacientes, ou de papel higiênico, substituído por gaze, no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), o descarpacks também viraram mêmes nas redes sociais.

Dessa vez a ‘brincadeira’ apontou o uso de caixas de papelão para descarte de seringas e agulhas no Hospital Regional de Samambaia (HRSAM).

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever