Relatada por deputado Laerte Bessa, repasse da gorjeta agora é Lei

Print Friendly, PDF & Email

O repasse da gorjeta a garçons e atendentes de todo o País agora virou Lei. Relatada na Câmara Federal pelo deputado LAERTE BESSA, do Distrito Federal, a Lei 13.419 começa a valer essa semana em todo o Brasil.

A partir de agora, os garçons terão direito a receber obrigatoriamente parte dos 10% da taxa de serviço paga por clientes em restaurantes e bares. A norma é importante visto que muitas vezes os estabelecimentos se apropriavam da gorjeta, e muitos funcionários ficavam sem perceber o valor.

“Um justo reconhecimento ao trabalho dos garçons, já que é um direito deles. Uma reivindicação antiga, que demorou dez anos para finalmente ser aprovada” celebrou Bessa.

O deputado do DF se empenhou para a aprovação dessa matéria, da qual foi relator na Comissão de Trabalho da Câmara e em Plenário.

A partir de agora, na carteira de trabalho, o empregador terá de anotar o valor fixo do salário e a média dos 12 meses dos valores provenientes da gorjeta paga pelos consumidores. O empregador que não seguir a regra, está sujeito à multa.

Fonte: Ascom Laerte Bessa

0

Kleber Karpov

@KleberKarpov Jornalista (MTB 10379-DF) Perfil Acadêmico e Profissional Pós-Graduando em Auditoria em Serviços de Saúde (ICESP-DF) Graduado em Jornalismo (ICESP-DF); Ciências Políticas (Veduca/USP); Consultor em Tecnologia da Informação; Consultor em Marketing Político; Coordenador de Campanhas políticas ou institucionais; ex-Assessor Parlamentar na Câmara Federal; Vice-Presidente da Associação Brasiliense de Blogueiros de Política (ABBP); Projetos Pessoais e Sociais: Criador do projeto www.queromeucarrodevolta.com.br (2012), para vítimas de roubos e furtos de veículos; Editor e Apresentador do telejornal Quero Meu Carro de Volta Apresentador do Panorama Político (Rádio Federal) Envie sua sugestão de pauta: Whatsapp: (61) 99606-2984 E-Mail: karpovls@gmail.com

Você pode gostar...

Comentário