Izalci quer que taxa extra sirva para melhorar fornecimento de água no DF

Print Friendly, PDF & Email

Em ofício encaminhado hoje ao governador Rodrigo Rollemberg, o coordenador da bancada federal do DF, deputado Izalci Lucas (PSDB), sugere a aplicação integral dos recursos arrecadados com a taxa extra de água na modernização do sistema de abastecimento hídrico do DF. Fazendo questão de ressaltar que é  contra a taxa extra, o parlamentar tucano lembra a perda de água no processo de distribuição da Caesb está muito acima do razoável.

“Informações extra-oficiais que nos chegaram nos últimos dias  dão conta que a taxa de perda de água no sistema do DF está entre 30 por cento e 40 por cento, o que seria muito acima da média aceitável, algo em torno de 15 a 20 por cento”, frisa o deputado no documento encaminhado ao Palácio do Buriti.

A crise hídrica foi objetivo de recente reunião de parlamentares distritais e federais do DF, na casa de Izalci. Depois disso, o líder da bancada procurou ouvir especialistas em abastecimento de água no DF e chegou à conclusão que o desperdício de água nas redes da Caesb é um dos responsáveis pelo colapso no abastecimento.  “Além de a tubulação da Caesb ser velha e obsoleta, há muitas regiões ainda sem o controle por meio de hidrômetros. Em vez de primeiro penalizar o consumidor, o GDF deveria antes de mais nada definir um projeto claro o abastecimento de água no DF nas próximas décadas”.

Izalci questiona também a falta de informação quanto ao período em que será cobrada a taxa extra. “Sabemos que os reservatórios já está em franca recuperação e seria razoável que o GDF deixasse claro qual será o índice a que deverão chegar para que esta cobrança seja suspensa”. Izalci se disse surpreso com a informação divulgada pelo GDF nos últimos dias de que já foram arrecadados mais de R$ 9 milhões com a tarifa suplementar e que ainda não se sabe o que fazer com o dinheiro. “Antes de cobrar da população o governo já deveria ter definido com que fazer com o dinheiro. Isso é mais uma prova de falta de planejamento que castiga nossa cidade”, destacou.

Fonte: Ascom Izalci Lucas

0

Kleber Karpov

@KleberKarpov Jornalista (MTB 10379-DF) Perfil Acadêmico e Profissional Pós-Graduando em Auditoria em Serviços de Saúde (ICESP-DF) Graduado em Jornalismo (ICESP-DF); Ciências Políticas (Veduca/USP); Consultor em Tecnologia da Informação; Consultor em Marketing Político; Coordenador de Campanhas políticas ou institucionais; ex-Assessor Parlamentar na Câmara Federal; Vice-Presidente da Associação Brasiliense de Blogueiros de Política (ABBP); Projetos Pessoais e Sociais: Criador do projeto www.queromeucarrodevolta.com.br (2012), para vítimas de roubos e furtos de veículos; Editor e Apresentador do telejornal Quero Meu Carro de Volta Apresentador do Panorama Político (Rádio Federal) Envie sua sugestão de pauta: Whatsapp: (61) 99606-2984 E-Mail: karpovls@gmail.com

Você pode gostar...

Comentário