17.5 C
Brasília
26 abr 2024 07:05


Emergências médicas em debate

Curso promovido pelo HRT abordará os desafios dos prontos-socorros

A Unidade de Medicina Interna (UMI) e a Gerência de Emergência (GEM) do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) vão realizar o Curso de Emergências Médicas da Região Sudoeste de Saúde. Trata-se de uma série de aulas práticas e teóricas sobre temas relacionados aos atendimentos de emergência em Prontos Socorros.

As autoras do projeto explicam que com a reestruturação da Secretaria de Saúde, a Região Sudoeste centralizou as unidades de Samambaia, Recanto das Emas e Taguatinga, com isto, tornou-se maior a necessidade de uniformidade das condutas adotadas. “É uma oportunidade de uma maior integração entre as equipes, de falarmos a mesma linguagem”, diz a médica Carolina Soares, chefe da Gerência de Emergência.

Segundo a chefe da UMI (antiga Unidade de Clínica Médica – UCM), Gabriela Jardim, a ideia surgiu da necessidade de uma atualização médica de qualidade que tratasse de assuntos recorrentes no cotidiano das emergências. “Fizemos uma pesquisa dos temas mais requisitados pelos médicos que atuam no Pronto Socorro para montarmos o cronograma”, explica Gabriela.

Outros objetivos do curso são debater e conhecer a realidade dos serviços da Região e as maiores dificuldades encontradas. Entre os temas abordados estão ventilação mecânica, discussão sobre imagens radiológicas e de casos clínicos, ressuscitação cardiopulmonar e atualidades na Medicina (highlights).

O curso, que será ministrado ao longo de todo o ano de 2016, será dividido em doze módulos. As aulas serão a cada 15 dias, sempre às 19 horas, no auditório do Hospital. Para participar, não é necessário fazer inscrição e os certificados serão emitidos pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Saúde (Neps), conforme critérios de frequência. O público alvo são os profissionais de medicina, enfermagem, residentes e internos.

A aula inaugural será na próxima segunda-feira (30/05), às 19 horas, no auditório do HRT. O tema de abertura será Hemorragia Digestiva Alta, a palestra será dada pelo gastroenterologista Mário Silveira da Costa, que atende no Hospital de Taguatinga.

Fonte: http://SES-DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever