21.5 C
Brasília
26 abr 2024 00:27


Celebração do 132º aniversário do sonho-visão de Dom Bosco

Ermida Dom Bosco terá programação variada no domingo, dia 30 de agosto

Por Fernanda Curiá de Melo Cabral

Secretaria de Turismo de Brasília preparou um dia cheio de atividades em comemoração ao 132º aniversário do sonho-visão de Dom Bosco, na Ermida Dom Bosco, no dia 30 de agosto. A programação inclui Cortejo Náutico e dispositivos flutuantes — como sup’s, pedalinhos e caiaques; competição de regata; encontro náutico; food trucks; música ao vivo e participação da Associação de Pilotos de Ultraleves de Brasília (APUB), com um sobrevoo sobre o Lago Paranoá e a Ermida Dom Bosco.

Para o Secretário de Turismo de Brasília, Jaime Recena, a ocasião é uma excelente oportunidade para os brasilienses aproveitarem a cidade. “A Ermida Dom Bosco é um dos lugares mais bonitos de Brasília e queremos, cada vez mais, oferecer aos moradores a oportunidade de explorar as belezas da capital de forma saudável.”

O padre fundador dos Salesianos teve, em 30 de agosto de 1883, o sonho profético que previa o nascimento de rica e próspera civilização na América do Sul. “Entre os paralelos de 15º e 20º, havia uma depressão bastante larga e comprida, partindo de um ponto onde se formava um lago. Então, repetidamente, uma voz assim falou: ‘quando vierem escavar as minas ocultas, no meio destas montanhas, surgirá aqui a terra prometida, vertendo leite e mel; será uma riqueza inconcebível’” (tradução: Monteiro Lobato)”.

Entre aqueles que viam no santo uma alusão ao surgimento da nova capital, estava Israel Pinheiro, o primeiro prefeito de Brasília. Dessa forma, Pinheiro determinou que a primeira medida de ferro e a primeira de cimento da capital fossem empregadas na construção de uma ermida em honra ao santo, desenhada por Oscar Niemeyer e erguida exatamente sobre o paralelo 15. Em ato solene no dia 10 de junho de 1962, Dom Bosco foi proclamado segundo patrono de Brasília juntamente com a Virgem de Aparecida.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO:
9h: saída da Raia Sul de sup’s, pedalinhos, caiaques em direção à Ermida Dom Bosco
10h: saída do barco Andor do Pontão do Lago Sul com a imagem de Dom Bosco, seguido em cortejo por fiéis e simpatizantes
Das 13h às 14h: sobrevoo de ultraleves pela Ermida Dom Bosco
14h30: saída do barco Netuno do Clube AABB com os jurados, em direção à Ermida Dom Bosco
Das 15h às 17h30: grande Encontro Náutico na Ermida Dom Bosco
Das 14h às 18h: apresentação de bandas musicais na Ermida Dom Bosco
18h: encerramento — entrega de brindes aos vencedores do Encontro Náutico nas categorias alegorias/decoração e animação.

Fonte: Setur

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever