25.5 C
Brasília
05 dez 2025 14:35

Vacina da gripe ainda está disponível para toda a população do DF

Crianças, gestantes e puérperas ainda não atingiram a meta de 90% de cobertura

Por Josiane Canterle

As salas de vacina do Distrito Federal ainda dispõem de doses da vacina contra o vírus Influenza. A vacinação está aberta para toda a população, mas o principal alerta é para as pessoas do público alvo que ainda não receberam a vacina. Estão abaixo da meta as crianças de 6 meses a menores de 2 anos (80,5%), crianças de 2 anos a menores de 5 anos (51,1%), crianças de 5 anos (65,3%), gestantes (64,4%), puérperas (70,9%) e adultos de 55 a 59 anos (55,1).

“As doses remanescentes estão disponíveis para toda a população, até acabarem os estoques”, frisa a enfermeira da área técnica da Saúde, Fernanda Ledes. Ao procurar a UBS, é indicado que o cidadão leve documento de identificação e o cartão de vacina para que a equipe verifique a situação vacinal do indivíduo, mas a apresentação não é obrigatória.

Neste ano, devido a pandemia, o calendário da vacina contra Influenza foi antecipado e teve início no mês de março e, ao longo desse período, novos grupos que não faziam parte da campanha nos anos anteriores foram incluídos. A preocupação é vacinar e diminuir os casos de influenza causados pelos vírus das três cepas que constituem a vacina, que são Influenza A H1N1, H3N2 e B.

Alguns grupos já atingiram e ultrapassaram a meta estabelecida pelo Ministério no DF. São eles os trabalhadores de saúde (129,5%) e idosos (151,5%). De acordo com o último Informativo da campanha da Influenza, esses valores podem estar relacionados a subestimativa da população, bem como a vacinação de pessoas de outras unidades da federação. Além dos idosos e trabalhadores de saúde, as pessoas privadas de liberdade, jovens em medida socioeducativas e funcionários do sistema prisional (102,9%), as pessoas com comorbidades (107,5%) e as forças de segurança e salvamento (126,8%) também já atingiram a meta de 90%.

No DF, foram disponibilizadas 961.920 doses para todas as salas de vacina, desde o início da campanha que começou em março. No último dia 31 de agosto, a Rede de Frio que armazena as vacinas para distribuição na rede, possuía 21 mil doses que serão distribuídas conforme a necessidade de cada unidade.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...