Urgente: Blogueiro de Brasília precisa de doadores de sangue tipo O+

Fernando Fidelis da mais um susto em amigos e familiares. O primeiro foi em junho de 2011, quando sofreu um AVC Hemorrágico num período em que o Distrito Federal passava por uma grande crise na Saúde com os médicos e enfermeiros em greve.

À época, Fidelis ficou quatro dias na UTI do Hospital de Sobradinho. Após ser estabilizado, foi encaminhado ao Hospital de Base para fazer exames mais detalhados. Por meio de uma tomografia, descobriu que tinha sofrido um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC Hemorrágico). Porém, com a greve dos médicos e enfermeiros, Fidelis ficou sem tratamento e abandonado em uma maca no corredor do Hospital de Base.

Uma grande mobilização capitaneada pelo blogueiro Eldo Gomes, com o apoio de vários outros blogueiros, chamou atenção da grande mídia para o caso. Vários parlamentares, entre eles Celina Leão (PP) e Eliana Pedrosa (Sem partido), entraram na briga para que a Secretaria de Saúde e o GDF dessem o atendimento que Fidelis precisava com urgência. O senador Alvaro Dias (ex-candidato a presidente da República), denunciou o descaso no Plenário do Senado Federal.

Felizmente essa história teve um final feliz. A notícia de alta do Fidelis foi dada através de nota oficial do Governo do Distrito Federal.

Agora, mais uma vez, Fernando Fidelis dá outro susto nos amigos e precisa da mobilização e ajuda de todos.

Nessa semana, Fidelis sofreu um derrame pleural (acúmulo de líquido entre os tecidos que revestem os pulmões e o tórax), além de uma crise muito forte de anemia falciforme, doença que enfrente desde a infância. Fidelis passou mal quando estava em casa, na noite de terça-feira, 4 de dezembro. Contudo, apenas na quinta-feira (6) recorreu ao atendimento hospitalar, quando foi encaminhado diretamente para UTI.

Após quatro dias de tratamento e muitos exames, o blogueiro segue estável e com grande melhora. Mas precisa urgentemente de doações de sangue.

Se seu tipo sanguíneo é O+, você pode ajudar comparecendo ao Hemocentro São Lucas e indicando a doação para Fernando Fidelis Santana.

O Hemocentro São Lucas fica no Lago Sul, SHIS QI 15 Bloco O. Torre 1. Térreo – Sala T 08.

Desde já, Fernando Fidelis e família agradecem enormemente sua doação e disposição. Se não puder doar, você pode ajudar divulgando essa campanha.

Requisitos para doação

  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião);
  • Pesar mais de 51 quilos e ter Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário);
  • Não estar em uso de medicamentos;
  • Apresentar documento oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira do doador da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). Não são aceitos crachás funcionais nem carteiras estudantis;
  • Dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
  • Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
  • Não fumar duas horas antes da doação.

Importante:

  • Doador com menor de 12 anos deverá vir acompanhado de outro adulto para cuidar da criança.
  • O candidato à doação será avaliado por profissionais de saúde para verificar se está apto a doar sangue.
  • Seja sincero ao responder as perguntas feitas durante a triagem! Não omita informações importantes, pois disso depende a segurança do doador e do receptor.

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...

IGESDF prepara profissionais para tornar atendimento no SUS mais ágil e eficiente

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Solidariedade feita à mão leva 80 turbantes a pacientes oncológicas do Hospital de Base

Por Kleber Karpov Um mutirão de artesanato movido pela solidariedade...

Anvisa interdita parte de terminal no Porto de Santos (SP)

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Destaques

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...