Por Kleber Karpov
A Unidade Básica de Saúde (UBS) 7 de Taguatinga realizou a inserção do Dispositivo Anticoncepcional Intrauterino (DIU) em mais de cinquenta mulheres durante uma força-tarefa na última semana de outubro (30/Out). A ação, que faz parte da programação do Outubro Rosa, possibilitou que a quantidade de procedimentos realizados em apenas quatro dias superasse o total acumulado durante todo o ano de 2024, quando foram feitos quarenta e quatro procedimentos. Até o momento, em 2024, a unidade já contabiliza mais de 280 atendimentos para a inserção do DIU.
O avanço na capacidade de atendimento se deve à autorização concedida em dois mil e vinte e três para que os profissionais da unidade pudessem realizar o procedimento, o que incluiu a habilitação de enfermeiros. Segundo o supervisor da UBS 7 de Taguatinga, Francisco Aelson, a maior parte da assistência para este tipo de anticoncepção tem sido efetuada por enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
“Nossa intenção é oferecer medidas que possam contribuir para o cuidado integral das mulheres, em especial, àquelas relacionadas à prevenção de doenças e à promoção da saúde”, explica Francisco Aelson, em referência à finalidade do esforço.
Atendimento rápido e integral

A assistente administrativa Ingrid Neves, de 24 anos, foi uma das pacientes atendidas durante a força-tarefa. Para ela, o DIU foi recomendado como método contraceptivo que auxilia no tratamento da enxaqueca, após indicação da profissional da equipe da Estratégia de Saúde da Família que acompanha o seu tratamento.
A paciente relatou a agilidade no processo de atendimento da unidade: “Foi bem rápido. Em menos de quinze dias retornei aqui. Hoje saio com minha demanda atendida”, destacou Ingrid Neves. Desde o acolhimento até a finalização do procedimento, a assistência durou cerca de uma hora, com cinquenta e três agendamentos realizados para os três dias de força-tarefa.
Para celebrar a campanha Outubro Rosa, a Unidade Básica de Saúde promoveu, além da força-tarefa, um evento voltado para o cuidado integral da mulher na quinta-feira, dia trinta de outubro. As usuárias do serviço de Atenção Primária à Saúde (APS) desfrutaram de uma manhã de aprendizado e cuidado. A programação incluiu palestras e orientações sobre medidas preventivas, vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), realização de testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e distribuição de preservativos. Para encerrar a confraternização, as participantes foram presenteadas com brindes e apresentações artísticas de grupos locais.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











