Trecho entre viaduto de Samambaia e Pistão Sul ganha inversão de fluxo

As alterações no trânsito da região serão feitas nos horários entre 6h e 9h e entre 17h30 e 19h45 e começaram nessa segunda-feira (22)

Por Ana Paula Oliveira

Começou, nessa segunda-feira (22/11), no trecho entre o viaduto de Samambaia e o viaduto do Pistão Sul a inversão das pistas nos horários de pico. A alteração no trânsito da região deve beneficiar cerca de 100 mil motoristas, de acordo com o DER/DF  (Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal). A medida irá diminuir os congestionamentos nos períodos da manhã e da tarde no trânsito da BR 060.

Conforme dados do DER/DF, no trecho da Estrada Parque Contorno (DF-001) circulam, diariamente, cerca de 100 mil veículos de moradores de Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II e Taguatinga. O início da faixa reversa, fica próximo à CPRV e a fabrica da Coca-Cola.

O deputado Distrital Jorge Vianna (Podemos) e o diretor geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Junior estiveram no local, nessa segunda-feira (22/11) para acompanhar o primeiro dia da inversão. O deputado ressaltou que é importante divulgar as mudanças no trânsito para que os motoristas não sejam pegos de surpresa.

Confira no vídeo abaixo:

Manhã

No período da manhã, entre 6h e 9h, os condutores poderão acessar, por meio de uma abertura no canteiro central nas proximidades do viaduto de Samambaia uma faixa de rolamento da pista no sentido Samambaia. Esta faixa de rolamento terá seu sentido invertido até as proximidades do viaduto do Pistão Sul , e contará com sinalização horizontal e cones para disciplinar este fluxo dos veículos.

Neste horário os motoristas contarão com três faixas de rolamento de uso geral, no sentido Plano Piloto, e a faixa exclusiva permanecerá operando neste sentido. Já a pista no sentido Samambaia contará com duas faixas de rolamento de uso geral, uma vez que a faixa exclusiva estará liberada para o trânsito de todos os veículos, no trecho de inversão.

Tarde

Já no período da tarde, entre 17h30 e 19h45, os condutores poderão acessar, por meio de uma alça criada no retorno próximo ao viaduto do Pistão Sul , uma faixa de rolamento da pista sentido Plano Piloto. Essa faixa de rolamento terá seu sentido invertido até as proximidades do viaduto de Samambaia , e contará com sinalização horizontal e cones para disciplinar este fluxo de veículos.

Neste horário os motoristas contarão com três faixas de rolamento de uso geral, no sentido Samambaia, e a faixa exclusiva permanecerá operando neste sentido. Já a pista no sentido Plano Piloto contará com duas faixas de rolamento de uso geral, uma vez que a faixa exclusiva estará liberada para o trânsito de todos os veículos, no trecho de inversão.

A operação de inversão de sentido das faixas de rolamento da EPCT será acompanhada por agentes de trânsito rodoviário do DER/DF e contará com toda a sinalização vertical regulamentando a operação, assim como painéis de mensagens variáveis em pontos estratégicos ao longo do trecho de inversão.

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...