20.5 C
Brasília
11 jul 2025 14:39

Sucateamento de ambulâncias do SAMU sobrecarrega e reduz frota do Corpo de Bombeiros?

SES-DF nega existência de veículos danificados enquanto Corpo de Bombeiros, por sua vez, deixa de dar retorno às informações solicitadas

Por Kleber Karpov

Na sexta-feira (22/Fev), Política Distrital (PD) recebeu denúncia de um militar do Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF) sobre a sobrecarga e o sucateamento das ambulâncias da corporação. Sob sigilo de identidade, o militar afirmou que em detrimento da falta de viaturas no Serviço de Atendimento Médico de Urgência do DF (SAMU-DF), a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) tem direcionado os atendimentos do SAMU-DF ao CBMDF.

“A secretaria de Saúde está direcionando os atendimentos de urgência e emergência para o Corpo de Bombeiros.”, disse ao afirmar que o SAMU-DF está com falta de viaturas para atender a demanda de toda rede.

Falta de manutenção

Ainda de acordo com o militar, essa sobrecarga acaba por impactar também na frota do CBMDF, atualmente, sem contrato de manutenção. “Hoje nós temos entre 12 e 14 viaturas paradas no centro de manutenção dos Bombeiros, por falta de manutenção”, afirmou o bombeiro.

O que diz a SES?

PD questionou à SES-DF sobre a quantidade de viaturas paradas em decorrência de falta de manutenção. A pasta alegou que “as viaturas que estão paradas são aquelas que estão sendo patrimoniadas e equipadas para substituição da frota mais antiga.”. Tal afirmação está relacionada as 23 ambulâncias, adquiridas há cerca de 60 dias, quatro, doadas pelo Ministério da Saúde (MS) e 16 compradas, com recursos provenientes de emendas parlamentares.

A SES-DF, informou que o SAMU-DF dispõe de “30 unidades de suporte básico (USB), 7 Unidades de suporte avançado e regula 5 unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.”.

Ainda de acordo com a Secretaria, a pasta também dispõe de “reserva técnica para substituição das viaturas que estão em manutenção e que nenhuma USB fica desativada por mais de um dia.”.

Mas…

PD também conversou com alguns profissionais do SAMU-DF sobre as condições das ambulâncias do SAMU e esses são categóricos em confirmar o problema. “Há sim, várias viaturas com problemas, assim como tem viaturas rodando sem a menor condição. Tem muitas viaturas rodando, por exemplo, com os pneus carecas.”, disse.

E os bombeiros?

Quanto ao CBMDF, ao ser contado, estranhamente a Assessoria de Comunicação solicitou o envio de identificação do jornalista e do veículo (22/Fev). O pedido causou estranheza pois, tais informações foram encaminhadas, na ocasião da solicitação dos esclarecimentos para a matéria.

PD esclareceu tal fato, porém, até o momento da publicação da matéria, o Corpo de Bombeiros não deu retorno aos questionamentos.

 

Preço da gasolina cai após fiscalização do Procon no Distrito Federal

O Procon, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e...

Cursos gratuitos do Detran-DF estão com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os cursos Revisão para...

GDF deve contratar 2,8 mil cirurgias de hérnia e vesícula na rede complementar

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) publicou,...

Lula diz que Brics seguirá discutindo alternativas ao dólar

Por Pedro Rafael Vilela O presidente Luiz Inácio Lula da...

Ruanda celebra o Kwibohora 31: um marco de liberdade e reconstrução

Da Redação No dia 4 de julho, Ruanda celebra o...

Destaques

Brasília recebe primeira edição do Boxing Pro Combat com campeões olímpicos

Brasília será palco, no próximo dia 2 de agosto,...

Preço da gasolina cai após fiscalização do Procon no Distrito Federal

O Procon, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e...

Cursos gratuitos do Detran-DF estão com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os cursos Revisão para...

GDF inova com tecnologia em paradas de ônibus para consulta de horários do transporte público em tempo real

Por Karol Ribeiro A partir desta quinta-feira (10), dez paradas...

GDF deve contratar 2,8 mil cirurgias de hérnia e vesícula na rede complementar

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) publicou,...