25.5 C
Brasília
05 dez 2025 14:41

Sob a égide da esperança

Por Rogério Rosso

Brasília nasceu sob o signo da inovação e da ousadia. Nada nesta cidade foi pensado para ser igual ao que já existia. Seus idealizadores, inspirados no espírito desbravador e futurista de JK, vislumbraram um espaço urbano em plena aridez do cerrado onde o céu fosse o seu mar; onde o filho do operário pudesse estudar no mesmo colégio do filho do ministro; onde cada quadra tivesse vida própria e a universidade pudesse formar verdadeiros intelectuais e não simplesmente profissionais competentes em suas respectivas áreas de atuação. E, para tais missões, ele se cercou de gênios como Oscar Niemeyer, Lucio Costa e Darci Ribeiro.

Essa era a visão de Brasília que Juscelino passava para o mundo. E ele fez isso com persistência e determinação. Superou divergências e quebrou resistências, não pela força, mas pela argumentação. Àqueles que criticavam seu projeto retribuía convidando-os para visitar as obras da futura capital. Foi assim com o maestro Tom Jobim, com o poetinha Viníicius de Moraes e com o cantor e compositor Juca Chaves. Era assim que ele acabava por convencer a todos da grandiosidade de Brasília e de sua importância para a interiorização do desenvolvimento do Brasil.

Hoje, Brasília está consolidada como capital de todos os brasileiros. Às vésperas de comemorar 55 anos, a cidade não sofre mais qualquer tipo de questionamento quanto ao que ela representa para o desenvolvimento nacional, o que é motivo de orgulho para todos nós. No entanto, ao sentimento de alegria e de dever cumprido se soma novamente um dos momentos políticos mais graves de nossa história.

A crise financeira e administrativa na qual Brasília mergulhou nos últimos meses não tem precedentes. Mas, como uma fênix, a cidade começa a ressurgir das cinzas. Nossa gente mostra, mais uma vez, sua capacidade de enfrentar dificuldades e superá-las pelas próprias forças de forma ordeira e democrática. Temos que reconhecer, também, o esforço dos segmentos organizados e das correntes defensoras da autonomia política da capital.

Quis novamente o destino que pudéssemos unir forças no grupo escolhido pela nossa gente para cuidar da cidade. Com esse povo assumimos um único compromisso — o de dedicar cada minuto da vida na nova trajetória para devolver uma cidade saneada com instituições em pleno funcionamento e prontas para cumprir o papel de construir a Brasília dos sonhos de todos nós para os próximos anos.

A partir de hoje, como congressista, oito deputados federais e três senadores da República integram o pacto pelo resgate da cidade. Será tarefa hercúlea auxiliar o Poder Executivo sobretudo na busca de recursos e investimentos que permitam reverter o caos e o verdadeiro saque aos cofres públicos que hoje trazem danos irreparáveis para todos nós.

Nosso principal preceito é cuidar de gente. Estar na rua levando o Estado para mais próximo dos que nos legitimaram para cuidar dos interesses coletivos da capital, levando em conta sempre a boa prestação dos serviços públicos, independentemente da esfera executiva ou legislativa, que a população espera de todos nós. E temos feito isso já desde 1º de janeiro.

Basta ver as principais ações determinadas pelo governador Rodrigo Rollemberg e capitaneadas pelo vice-governador Renato Santana. Na rua, temos o sentimento das reais necessidades, vemos de perto os problemas que mais afligem a nossa gente e podemos unir forças para vencer os percalços que impedem o desenvolvimento e o progresso das cidades.

Portanto, neste momento único, queremos reiterar aos brasilienses o compromisso com a transparência, com a eficiência e com a legalidade, a convicção de que somente com muito trabalho poderemos superar as dificuldades, e nossa esperança de que o futuro de Brasília é muito maior do que eventuais percalços do presente. Vamos construir, juntos, a Brasília que possa orgulhar nossos filhos e netos. Essa é a nossa certeza e, cremos, a esperança que deve nos mover a todos. E que Deus nos abençoe.

Fonte: Correio Braziliense/ PSD Câmara

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...