Setor de energia tem demanda crescente por profissionais especializados

Estudo lista 10 oportunidades para quem quer investir em cursos de graduação na área

Por Michelle Araújo

Com o anúncio de uma possível crise hídrica e ameaça de falta de energia no Brasil, as atenções se voltam às instituições e empresas de energia, que possuem papel fundamental no desenvolvimento do País e na qualidade de vida da população. Estima-se que 200 mil profissionais atuam hoje no mercado de energia, um setor em pleno crescimento e que tem uma alta demanda por profissionais qualificados.

“A demanda por modernização do setor requer, além de investimentos, mão de obra especializada, com foco em eficiência energética e fontes renováveis. A atual crise hídrica só confirma essa necessidade”, diz o coordenador dos cursos de Engenharia da Faculdade Anhanguera, Jads Victor Paiva dos Santos. De olho nessa demanda, o Ministério de Minas e Energia publicou o estudo ” Profissões do Futuro na Área de Energia e Implicações para a Formação Profissional “.

De acordo com o órgão, o objetivo da publicação é “sistematizar a pesquisa da demanda por formação profissional do setor produtivo e da oferta de qualificação por instituições de ensino, realizando uma análise de matchmaking com foco em ocupações futuras prioritárias na área de energia”.

A análise foi realizada baseada em quatro frentes: geração de energias renováveis, redes inteligentes de transmissão e distribuição, mobilidade elétrica, eficiência energética e resposta da demanda. “O profissional que deseja atuar nesse setor deve estar inteirado das mudanças e tendências do mercado de energia. É um novo perfil, exigindo mais competências e conhecimento em novos modelos de negócios e gestão energética”, avalia o professor. “Certamente é um cenário promissor, com remuneração atrativa. Quem apostar nesse setor não vai se arrepender da decisão”, conclui.

O estudo listou 10 profissões do futuro e suas formações na área de energia. Confira!

1. Gestor de Regulação e Políticas Públicas (Engenharias, Administração e Direito)
2. Analista, Especialista e Gerente de Inteligência de Mercado (Engenharias e Economia)
3. Especialista de Gestão Energética (Engenharias e Arquitetura)
4. Gerente de Infraestrutura de Recarga e Instalação de Eletropostos (Engenharias: Civil, Elétrica e Automação; e Administração)
5. Consultor de Novos Negócios (Engenharias)
6. Engenheiro Automotivo (Engenharias: Elétrica, Mecânica, Automação e Automotiva)
7. Especialista de Operação de Redes (Engenharias: Elétrica e de Energia)
8. Analista e Gerente de Frotas (Engenharias: Transporte e Civil; e Administração)
9. Analista e Gerente de Projetos (Engenharias: Elétrica, Mecânica e Automação)
10. Desenvolvedor de Aplicações (Engenharias: Elétrica e Automação; e Computação)

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: anhanguera.com  e blog.anhanguera.com.

Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em 1.221 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.673 polos de ensino a distância e mais de 817 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país. Para mais informações acesse: https://www.kroton.com.br.

Instituto Pecege obtém credenciamento como ICT e amplia parcerias via Lei da Informática

Por Kleber Karpov O Instituto Pecege obteve o credenciamento oficial...

Agosto Lilás reforça orientação sobre direitos e canais de proteção às mulheres

Por Kleber Karpov A campanha nacional Agosto Lilás, dedicada à...

Celina Leão e Jorge Vianna comemoram recuperaçao fiscal do DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Missão nos EUA amplia apoio internacional à integridade das eleições brasileiras

Por Kleber Karpov Representantes de 15 organizações da sociedade civil...

Estado não deve indenizar ex-donos de terras demarcadas como indígenas

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou...

Carros elétricos: DF é o estado que mais buscou por eletroposto no último ano

Levantamento da Descarbonize Soluções também identificou as principais dúvidas...

Neoenergia anuncia plano recorde de R$ 3,1 bilhões para fortalecer a infraestrutura elétrica do DF

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília anunciou, nesta quinta-feira (06/Ago),...

Avaliação do Ideb mostra avanço da educação básica no país

Por Kleber Karpov O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta...

Destaques

Instituto Pecege obtém credenciamento como ICT e amplia parcerias via Lei da Informática

Por Kleber Karpov O Instituto Pecege obteve o credenciamento oficial...

Agosto Lilás reforça orientação sobre direitos e canais de proteção às mulheres

Por Kleber Karpov A campanha nacional Agosto Lilás, dedicada à...

Celina Leão e Jorge Vianna comemoram recuperaçao fiscal do DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Missão nos EUA amplia apoio internacional à integridade das eleições brasileiras

Por Kleber Karpov Representantes de 15 organizações da sociedade civil...

Estado não deve indenizar ex-donos de terras demarcadas como indígenas

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou...