Sete novos drones devem apoiar ações da Polícia Militar no DF

Adquiridos com investimento superior a R$ 540 mil, equipamentos captam imagens em alta resolução e em tempo real; exemplares foram distribuídos entre batalhões da corporação

Catarina Loiola

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) investiu R$ 544.646,50 na aquisição de sete novos drones. Os equipamentos serão distribuídos entre cinco batalhões da corporação e darão apoio às equipes policiais que estiverem em solo com imagens áreas em alta resolução. Dezesseis policiais militares passaram por uma capacitação para operar os drones, por meio do Batalhão de Aviação Operacional (BAvOp).

Os equipamentos captam imagens em alta resolução em tempo real: modelos são indicados para a segurança pública | Fotos: Joel Rodrigues / Agência Brasília

“Com esta tecnologia, os batalhões terão maior capacidade de gerenciamento de operações, com uma visão do alto, em tempo real, para auxiliar que a tropa trabalhe de forma efetiva”, explica o major Fernando Ramos, subcomandante do BAvOp. “Estes são os primeiros drones comprados pela PMDF e servirão para captar imagens e gravar vídeos durante o monitoramento de reservas ambientais, manifestações, rebeliões em unidades carcerárias, atividades diárias de tráfico de drogas e trânsito.”

O drone deve ser operado por dois policiais; não é permitido sobrevoar pessoas, e o aparelho pode chegar no máximo a 120 metros de altitude, para não atrapalhar o trajeto de outras aeronaves

Para que o drone suba aos céus, é necessário a elaboração de um plano de voo contendo a rota prevista, a altitude a que o aparelho voará e o motivo da ação, além de solicitação à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de permissão para operar o aparelho. O drone também deve ser operado por dois policiais, não sendo permitido sobrevoar pessoas, e o aparelho só pode chegar até 120 metros de altitude, para não atrapalhar o trajeto de outras aeronaves.

“Existe todo um preparo para que o uso do drone não interfira no curso de outras aeronaves que estejam voando em Brasília”, elucida o subcomandante. “Somos muito criteriosos com o regulamento, normas, treinamentos, e a formação também foi bastante rigorosa para garantir o bom uso do equipamento e prevenir acidentes.”

Tecnologia

Entre os exemplares adquiridos, dois são do modelo Matrice v210 e cinco da linha Mavic 2 Enterprise 1, ambos da empresa de tecnologia DJI. Conforme explica um dos responsáveis pela operação dos aparelhos na PMDF, o sargento Ricardo Pereira, são modelos de drone indicados para a segurança pública.

Matrice v210 em ação: drone tem câmeras fotográfica e termal, farol de busca, sensores que evitam colisões com obstáculos e dispositivo que envia informações sobre naves tripuladas nas proximidades

“O Matrice v210 é o mais tecnológico, com três câmeras, sendo uma fotográfica e uma termal, farol de busca, sensores que evitam colisões com obstáculos e dispositivo que envia informações sobre naves tripuladas nas proximidades. O Mavic 2 Enterprise 1 tem todas essas ferramentas de proteção, mas uma só câmera, que também é muito útil na segurança pública”, enumera Pereira.

O BAvOp ficou com um exemplar de cada modelo e conta também como uma van, munida com fontes de energia para o aparelho e tela para transmissão das imagens em tempo real. “Os drones do batalhão são usados em grandes operações, grandes eventos, enquanto aqueles distribuídos entre os outros batalhões serão utilizados nas demandas de policiamento das respectivas áreas de atuação”, indica Ramos.

Os equipamentos já foram utilizados na posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, bem como em operações posteriores aos ataques antidemocráticos às sedes dos três Poderes e em jogos de futebol realizados na Arena BRB Mané Garrincha.

O subcomandante acrescenta ainda que o uso dos drones é complementar ao do helicóptero. “No helicóptero, temos a atuação de policiais com emprego imediato no atendimento à ocorrência. Já com o drone, o apoio ocorre em operação programada, em que o drone vai assessorar o policiamento com imagens aéreas”, finaliza Ramos.

Lula assina decreto de reajuste em 15% do Bolsa Família

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Primeira Turma do STF mantém condenação de Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Suprema Corte brasileira concluiu o julgamento...

STJ mantém condenação da ex-deputada Flordelis a 50 anos de prisão

Por Kleber Karpov A Sexta Turma do Superior Tribunal de...

SUS vai ofertar canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde confirmou que pretende...

IGESDF abre processo seletivo para enfermeiros com foco em urgência e emergência

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Força de Trabalho Médica das UTIs: Estudo aponta esgotamento emocional e burnout de médicos

Por Kleber Karpov Um levantamento de abrangência nacional revela que...

Celina Leão aciona órgãos contra fala de Lula e descarta insolvência do BRB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão,...

Celina Leão aciona órgãos contra fala de Lula e defende função social do BRB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Destaques

Lula assina decreto de reajuste em 15% do Bolsa Família

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Primeira Turma do STF mantém condenação de Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Suprema Corte brasileira concluiu o julgamento...

STJ mantém condenação da ex-deputada Flordelis a 50 anos de prisão

Por Kleber Karpov A Sexta Turma do Superior Tribunal de...

SUS vai ofertar canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde confirmou que pretende...

IGESDF abre processo seletivo para enfermeiros com foco em urgência e emergência

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...