25.5 C
Brasília
05 dez 2025 14:22

Servidores da Saúde reagem aos atrasos de horas extras, décimo terceiro e mudanças impopulares

Revoltados servidores prometem dar dor de cabeça ao secretário de saúde durante o carnaval

Por Kleber Karpov

Com atrasos de Horas Extras (HEs), servidores podem colocar na conta do governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB) e do secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Humberto Lucena Pereira da Fonseca, possíveis efeitos colaterais do Carnaval. Com os atrasos, desde setembro, do pagamento das HEs, além do 13o de janeiro, pago apenas na última semana.

O alerta foi recebido por Política Distrital, por servidor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-DF), que pediu sigilo sobre a identidade. Segundo o trabalhador, os profissionais da SES-DF atribuem, a demissão da secretária adjunta da Pasta, Eliene Berg ao anúncio do pagamento da HEs de agosto e setembro, no mês passado, o que não ocorreu.

“Agora o secretário veio em um evento falar que o dinheiro deverá ser utilizado para pagar a Sanoli [ empresa que fornece refeições hospitalar à SES-DF]. Mas nós sabemos que eles tem dinheiro. Pagaram as horas extras de agosto, para fazer charminho, e embolsaram as de setembro.”, disse ao alertar o perigo eminente.

De acordo com o servidor, “dessa vez”, além dos condutores e profissionais do SAMU-DF, os servidores estão se reunindo e prometem parar as “emergências dos hospitais, as UTIs [Unidades de Terapias Intensivas], as UPAs [Unidades de Pronto Atendimentos]. Até a ala de emergência do Hospital de Samambaia [HRSam], onde 80% da unidade funciona com Horas Extras podem ter os atendimentos totalmente comprometidos.”, disse.

Revolta

Segundo o servidor, além do atraso das Horas Extras, os profissionais de Saúde também estão revoltados com outras ‘iniciativas desastrosas’ impostas aos servidores. “Eles estão acabando com a Secretaria, com as reformulações em relação a tripulação do SAMU, a revisão e recadastramento das gratificações de titulação; o desmantelamento da Atenção Primária. Eles estão ferrando com a vida de nós servidores, mas temos nos reunido e vamos dar o troco.”, afirmou.

Insatisfação na rede

O clima de insatisfação dos servidores da Saúde podem extravasam os muros da SES-DF e pode ser facilmente percebido nas redes sociais e grupos de mensagens instantâneas. Na rede social Facebook, uma servidora reclama da insensibilidade do governo e reflete o sentimento de centenas de outros profissionais que tentam aumentar a receita com trabalho dobrado.

“Os Servidores da saúde aguardam o Pagamento das horas extras de setembro/16. Estamos há quase 6(seis) meses esperando, e novamente não tem previsão!!!!! Quanta falta de respeito com os profissionais que tem contas pra pagar e famílias para sustentar….. #GOVERNADORNOSPEGAMOSEMPRESTIMOS #FAÇAOMESMOGOVERNADOR!!!!!!!! #DIVIDASEIMPOSTOSNAOESPERAM (SIC)”.

Décimo Terceiro

O atraso do pagamento, também, do décimo terceiro salário, apenas serviu para aumentar a animosidade entre os servidores. Isso porque ao benefício que deveria ser pago aos aniversariantes de janeiro chegou com um mês de atraso. Com a iminência de não chegar aos de fevereiro, a irritação com o “descaso” do governo é geral. “Não podemos contar com as horas extras e agora também atrasar o pagamento do décimo terceiro? Nós não vamos tolerar.”, afirma outro servidor.

Mas no Carnaval…

O recado dos servidores é claro, se a SES-DF não efetuar o pagamento dos atrasados das HEs, antes do carnaval, Rollemberg e Fonseca vão ter que rebolar para conter os “efeitos colaterais” da folia. Isso porque, os trabalhadores “estão se articulando”e prometem, em massa, cumprir o prazo regimental e devolver as horas extras com 48 horas à data que antecede o feriadão.

 

Opinião

A revolta dos servidores às diversas ‘soluções’ apresentadas por Fonseca, somado ao calote de Rollemberg da incorporação das gratificações, apenas cria um clima mais hostil entre os profissionais de saúde e as reações podem ser as mais adversas, a exemplo do que prometem aqueles que deveriam ser tratados como colaboradores, atualmente, mais para capachos da gestão inconsequente de Fonseca com o aval de Rollemberg.

Porém, os comandantes da Saúde do DF parecem ignorar a terceira lei de Newton, que também se aplica as práticas sociais da reação e reação. Nesse contexto, a gestão da SES-DF parece se esquece que depende da capacidade profissional e, principalmente, da colaboração dos servidores para garantir o atendimento aos pacientes, com o mínimo de dignidade. Como diria o sábio: Paciência tem limite! E a dos servidores, Rollemberg e Fonseca esgotaram a tempos.

Mas, por enquanto…

Em relação ao pagamento das HEs, de acordo com a SES-DF “A Secretaria de Saúde informa que ainda não há previsão para o pagamento. A folha de pagamento das horas extras está empenhada, aguardando dotação orçamentária.”.

Atualização: 18/2/17 às 2h49 para correção de conteúdo

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...