Por Kleber Karpov
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deve lançar em janeiro de 2026 o edital de licitação para a aquisição de um novo parque semafórico inteligente. O projeto visa substituir os atuais equipamentos em 470 cruzamentos por um sistema moderno. O novo sistema utilizará câmeras e controle de tráfego em tempo real, prometendo mais eficiência e segurança ao trânsito interno das cidades.
O atual parque semafórico do Detran-DF conta com 1.953 semáforos distribuídos em 470 cruzamentos. Embora a infraestrutura tenha sido modernizada em 2022, ela não possui um sistema de monitoramento em tempo real. A equipe de manutenção só toma conhecimento de falhas ou panes por meio de câmeras da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), relatos de agentes em campo ou ligações da população (telefone 154).
O novo equipamento inteligente deve aumentar o tempo de resposta da autarquia às falhas técnicas. O diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini, afirmou que a implementação dos semáforos inteligentes deve representar um avanço significativo na gestão do tráfego urbano.
“A utilização de câmeras e uma central de controle moderna vai tornar esses semáforos adaptativos, ou seja, com potencial de otimizar o fluxo de veículos, ajustando os tempos de sinalização em resposta às condições reais do trânsito, melhorando não só a eficiência do sistema viário, mas também contribuindo para a redução de congestionamentos”, garantiu Marcu Bellini.
Nova tecnologia
O processo de licitação contempla a substituição dos semáforos e dos controladores semafóricos atuais, que operam há cerca de 20 anos. Os novos controladores devem possuir funcionalidades avançadas, como GPS integrado, interligação à rede 4G e operação conjunta com uma central capaz de acompanhar o funcionamento dos semáforos em tempo real.
Em caso de problema, a central semafórica deve emitir um alerta imediato para que a engenharia de trânsito envie uma equipe de reparo e agentes de trânsito para o controle manual do tráfego.
Um ponto importante do projeto é a substituição integral da infraestrutura subterrânea do cabeamento. Com infraestrutura e cabeamento novos, o número de panes deve reduzir significativamente. A licitação também prevê a implantação de nobreaks nos cruzamentos principais e câmeras que permitirão a operação em tempo real, ajustando os sinais conforme a demanda de veículos.
O processo de modernização está em diálogo contínuo com o Ministério Público e com os Tribunais de Contas. O objetivo é assegurar que o processo seja conduzido com transparência e correção, garantindo a substituição integral do parque semafórico.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











