Por Kleber Karpov
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, publicou o extrato do termo de fomento para o projeto “Suporte de Desenvolvimento em Fonoaudiologia, Psicologia e Terapia Ocupacional para Pessoas com TEA” nesta terça-feira (23/Dez), no Diário Oficial do Distrito Federal. A iniciativa deve oferecer 1.440 atendimentos especializados para 60 crianças e adolescentes moradores do Gama. O investimento de 200 mil reais visa ampliar o acesso a terapias fundamentais para o desenvolvimento de jovens com Transtorno do Espectro Autista.
A parceria ocorre entre o governo local e o Instituto Pedro Araújo dos Santos. A organização deve executar 480 atendimentos em cada uma das três áreas previstas. O plano de trabalho inclui ainda a realização de duas palestras educativas para a comunidade local.
O público-alvo compreende jovens com idade entre dois e 18 anos. A seleção da entidade responsável pela execução aconteceu por meio da Plataforma MROSC. Os recursos financeiros se destinam exclusivamente ao suporte técnico e operacional das atividades previstas no plano de trabalho.
Metas e prazos do projeto
O termo de fomento deve vigorar até 16 de dezembro de 2026. A administração pública busca reduzir a demanda por serviços de saúde mental e reabilitação na rede pública. O projeto não exige contrapartida financeira da instituição parceira para a manutenção das atividades.
O representante da Secretaria de Justiça e Cidadania destacou que a ação fortalece a rede de apoio às famílias. A medida pretende garantir o cuidado integral para o desenvolvimento biopsicossocial dos beneficiários. O atendimento descentralizado no Gama facilita o acesso dos pacientes residentes na região administrativa.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.












