Por Kleber Karpov
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e a Polícia Militar (PMDF) iniciaram, nesta segunda-feira (22/Dez), a Operação SCS Integrado no Setor Comercial Sul. A iniciativa estabelece o início das atividades da Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP) na região para combater roubos e furtos por meio de policiamento fixo e inteligência. A força-tarefa conta com apoio da Polícia Civil, Detran-DF e Corpo de Bombeiros para garantir a ordem pública em uma das áreas mais movimentadas da capital.
Novo modelo de policiamento
A ocupação estratégica utiliza o 1º Batalhão da PMDF, que passa a adotar a UISP como base operacional fixa dentro do Setor Comercial Sul. O arranjo amplia os serviços do antigo posto policial com o suporte das unidades de elite Grupamento Tático Operacional (Gtop) e Grupamento Tático em Ações Motociclísticas (Gtam). A estratégia operacional deve priorizar a resposta imediata e a presença contínua das forças de segurança nos pontos de maior circulação.
“Trabalhamos diariamente para garantir melhores condições de atuação e fortalecer a integração entre as forças, sempre com observância legal e foco na proteção das pessoas. A UISP representa uma nova forma de fazer segurança pública no Distrito Federal”, disse Sandro Avelar.
Tecnologia e inteligência
O sistema de videomonitoramento local opera com recursos de reconhecimento facial e leitura de placas de veículos para identificar suspeitos e veículos furtados. A lógica da UISP articula o planejamento baseado em dados para oferecer respostas eficazes aos frequentadores e comerciantes da área. Gestores afirmam que o Setor Comercial Sul deve se tornar uma referência de recuperação urbana para o país.
“A atuação integrada no SCS conecta planejamento, dados e inteligência, permitindo respostas mais rápidas e eficazes à população, com foco no território, nas pessoas e na coordenação estratégica das políticas de segurança”, destacou Jasiel Fernandes.
Impacto na rotina regional
A presença das forças de segurança deve ocorrer de forma ininterrupta, mesmo durante o período de festas de fim de ano. Segundo o comando da PMDF, a ocupação permanente deve impedir que o crime se instale no território e devolva a vitalidade econômica ao setor. As operações conjuntas entre os diferentes órgãos do Governo do Distrito Federal devem seguir conforme a necessidade e a dinâmica local.
“Trabalhamos todos os dias para avançar e alcançar os melhores resultados, com excelência e integração. Enquanto a cidade se prepara para as festas, nossos policiais seguem nas ruas cumprindo a missão de servir e proteger. Nosso compromisso é não permitir que o crime se instale no Distrito Federal”, afirmou Ana Paula Habcka.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.












