Secretaria de Saúde deve rescindir contrato com home care por quarteirizar atendimento

Mães de pacientes, presentes na reunião com governadora, em exercício, Celina Leão, denunciaram óbitos de filhos associados à negligência de home care

Por Kleber Karpov

O deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), publicou nas redes sociais, informação sobre reunião com a governadora do DF, em exercício, Celina Leão (16/Abr), em que reportou e pediu providências sobre home care contratada por parte da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) por quarteirizar o serviço de atendimento domiciliar. Também estavam presentes o secretário de Saúde, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior,  além de mães de pacientes assistidos em casa.

De acordo com Vianna, a partir da reunião, o DF deve resolver “um grave problema de assistência aos pacientes”. Isso porque as mães relataram durante a reunião que a home care, não identificada por parte do deputado, está a contratar cooperativas com profissionais sem experiência, além de disponibilizar insumos de “péssima qualidade”. Ainda segundo o deputado, a empresa está a descumprir a legislação que obriga o pagamento do piso salarial da Enfermagem.

Negligência

Segundo o deputado, o relato de uma das mães presentes na reunião, foi apontado a negligência por parte da home care, algo a resultar na morte da filha. Caso esse que Vianna deve pedir investigação policial sobre a denúncia, em especial por haver relatos de outras mães de pacientes com relatos semelhantes.

“Com um relato que emocionou a todos, uma mãe denunciou a empresa pela negligência com sua filha, que resultou em sua morte. Além desse caso, outras mães relataram que mais pacientes vieram a óbito desde a mudança do contrato.”.

Cancelamento de contrato

Na postagem, Vianna informa que preocupada solicitou ao secretário de saúde, a tomada de providências emergenciais. Dentre essas, a suspensão contratual com a home care. “Na reunião de hoje, a governadora Celina, bastante preocupada com a situação, pediu que o secretário de Saúde tomasse providências emergenciais e afirmou que isso não poderia acontecer. Solicitou a suspensão do contrato e que seja avaliada, juridicamente, a possibilidade de um novo edital, deixando claro as contratações sob regime CLT.”

Representação no TCDF

Ainda de acordo com as informações, Vianna indica ter realizado representação ao Tribunal de Contas do DF (TCDF), após a diretora do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), Josy Jacob, relatar ao parlamentar, com apresentação de provas, denúncia de irregularidades cometidas por parte da home care.

“Semanas atrás, fui procurado pela diretora do Sindate, Josy Jacob, que me relatou esse problema, inclusive com provas. Imediatamente, fiz uma representação ao Tribunal de Contas do DF, com pedido para suspender o contrato até que as denúncias sejam apuradas. No dia 26 de fevereiro, o desembargador Renato Rainha deu uma decisão parcialmente favorável ao meu pedido e determinou que a Secretaria de Saúde, bem como a empresa, se manifestasse. ”

 

 

 

19 Regiões Administrativas oferecem vacinação neste Sábado (20)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

Por Kleber Karpov Estudantes de medicina que concluírem a graduação...

Educação em saúde alerta para impactos da busca pelo corpo perfeito

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Cardiologista Vanessa Campos assume comando da FEPECS

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas). nomeou...

Doar sangue salva vidas: STF adere à campanha Junho Vermelho

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) iluminou seu...

Líderes comunitários recebem homenagem do GDF na Câmara Legislativa

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Destaques

19 Regiões Administrativas oferecem vacinação neste Sábado (20)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

Por Kleber Karpov Estudantes de medicina que concluírem a graduação...

Você é pré-candidato? Agência lança plataforma com uso de IA para gestão de campanhas eleitorais. Com promoção de adesão

PUBLIEDITORIAL A Agência VW acaba de lançar a plataforma Comitê...

Educação em saúde alerta para impactos da busca pelo corpo perfeito

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Celina Leão encaminha à Câmara Legislativa, projetos de Lei que criam RAs Ponte Alta e 26 de Setembro

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...