Se aprovada para uso emergencial Sputnik V produzirá 8 milhões de dose/mês a partir de março

Governador Ibaneis visitou instalações da União Química no Polo JK, nesta segunda (25)

O governador Ibaneis Rocha visitou as duas fábricas da União Química S/A instaladas no Distrito Federal. Em uma das unidades, a empresa produz a vacina Sputnik V contra o coronavírus (Covid-19). O imunizante é feito em parceria com o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF) e seu uso ainda depende do aval da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacina Sputnik V é produzida na unidade Bthek Biotecnologia, instalada no Polo JK, em Santa Maria. A fábrica, que pertence ao grupo União Química, produz o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina em parceria com os russos.

No momento, a produção da vacina está em fase de testes. A estimativa de produção mensal, quando aprovada para uso emergencial, é de oito milhões de doses por mês, a partir de março ou abril.

“Nos deixa muito felizes ter uma fábrica como a União Química no DF. E não é só pelo o que eles já produzem, mas por toda a tecnologia. Tive a oportunidade de ver o desenvolvimento dessa vacina, que é tão aguardada por toda a população brasileira. Nós vamos produzir a vacina aqui no DF”, destaca o governador Ibaneis Rocha.

“Estamos tratando junto à Anvisa os requisitos para o registro definitivo da Sputnik V no Brasil, aguardando a aprovação da fase 3 para começar de imediato. Assim que aprovada, a gente passa a ter o registro e a produzir Sputnik V para atender ao mercado brasileiro e da América Latina”, explica Fernando de Castro Marques, presidente do grupo União Química. Ainda segundo o presidente da União Química, a Rússia disponibilizou dez milhões de vacinas para envio ao Brasil ainda no primeiro trimestre.

A visita foi acompanhada, além do presidente, pelo diretor de Negócios Internacionais da União Química, Rogério Rosso; do embaixador russo Sergey Akopov; e de uma comitiva de secretários locais, como o de Saúde, Osnei Okumoto; de Economia, André Clemente; de Governo, José Humberto Pires; da Casa Civil, Gustavo Rocha; de Justiça, Marcela Passamani; de Empreendedorismo, Mauro da Mata; e da administradora regional de Santa Maria, Marileide Romão.

Sobre o Polo JK

Instalada no Polo JK, em Santa Maria, a União Química está dentro de uma das Áreas de Desenvolvimento Econômico (ADEs) do DF. As ADEs são importantes para a geração de emprego e renda e atração de novos negócios para a capital. Importância que é vista nos investimentos do GDF nessas áreas, na ordem de R$ 99,7 milhões.

Os recursos investidos nas ADEs – três em Ceilândia, uma em Santa Maria e uma no Gama – são resultados do empréstimo de 71 milhões de dólares feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com contrapartida de 30% do GDF naquele total.

Tal valor tem permitido obras de pavimentação, drenagem, ciclovia, estacionamento, subestação de energia, paisagismo e praças. Todas necessárias para que as cidades se desenvolvam e possam abrigar empresas de pequeno, médio e grande portes, como já tem acontecido.

Em Santa Maria os investimentos giram em torno de R$ 44,2 milhões no Polo JK. Além da União Química, o Polo JK abriga outras empresas de mesmo porte como a EMS Indústria Farmacêutica, a Nova Amazonas, Mafra e Bimbo.

Vacinação no DF

Até o momento, o governo local já aplicou aproximadamente 16 mil vacinas em parte do público prioritário: profissionais de saúde (UTIs e internação), idosos e deficientes institucionalizados e indígenas. Vale lembrar que a vacina utilizada no DF neste momento é a chinesa CoronaVac, enviada pelo Ministério da Saúde.

No domingo (24), mais um lote com 41,5 mil vacinas chegou ao DF. Os imunizantes, do tipo AstraZeneca, elaborados em parceria com a Fundação Fiocruz, estão acondicionados nas câmaras da Rede de Frio e prontas para atender a população.

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...

IGESDF prepara profissionais para tornar atendimento no SUS mais ágil e eficiente

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Solidariedade feita à mão leva 80 turbantes a pacientes oncológicas do Hospital de Base

Por Kleber Karpov Um mutirão de artesanato movido pela solidariedade...

Anvisa interdita parte de terminal no Porto de Santos (SP)

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Destaques

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...