17.5 C
Brasília
12 maio 2025 06:00

Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda+ ultrapassa 57 mil atendimentos gratuitos em 2024

Estruturas itinerantes de assistência médica gratuita passaram por Riacho Fundo e Sol Nascente; este ano estão previstas ações em Ceilândia, na Estrutural e em Santa Maria

Por Thaís Umbelino

Em 2024, a saúde foi uma das principais prioridades do Governo do Distrito Federal (GDF). Com o apoio de estruturas itinerantes de assistência médica gratuita, foi possível realizar um total de 57.694 procedimentos pelo programa Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda+.

A primeira edição ocorreu no Riacho Fundo, onde foram registrados 27.729 atendimentos médicos gratuitos. Já entre os dias 11 e 20 de dezembro, o programa chegou ao Sol Nascente, oferecendo serviços de saúde à população por 10 dias. Nesse período, foram 29.965 atendimentos.

Os serviços mais demandados foram os laboratoriais, com 13.415 exames realizados. Além disso, o programa ofereceu 6.188 exames oftalmológicos e 3.634 consultas, com destaque para as áreas de oftalmologia, clínica geral, ginecologia e obstetrícia, além de cardiologia.

O serviço mais demandado em 2024 no programa Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda+ foram os exames laboratoriais | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

O Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda+ é uma estrutura móvel que conta com 1,2 mil metros quadrados, 16 consultórios e capacidade para atender até 300 pessoas por dia. O programa ocorre com recursos de emendas parlamentares do deputado federal Alberto Fraga e é executado em parceria com o Hospital São Mateus. O agendamento das consultas deve ser feito pela internet, garantindo um atendimento organizado e eficaz.

Os serviços oferecidos gratuitamente incluem consultas nas especialidades de ginecologia, pediatria, oftalmologia, cardiologia, dermatologia e ortopedia, além de uma ampla gama de exames como eletrocardiograma, tonometria, fundoscopia, mapeamento de retina, ceratometria, refratometria, biomicroscopia, hemograma completo, glicose, ureia, creatinina, lipidograma, triglicerídeos, coagulograma e hemoglobina glicada.

Após a passagem por Riacho Fundo e Sol Nascente, o A Tenda+ estará em 2025 em mais três regiões administrativas do Distrito Federal: Estrutural, Ceilândia e Santa Maria. Cada localidade receberá o programa por dez dias, com agendamento digital para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde.

Livro apoiado pelo FAC promove debate e visibilidade a pessoas com deficiência

Por Adriana Izel Piauiense radicada no Distrito Federal, a escritora...

Projeto Toca Literária do Cerrado tem inscrições abertas para a segunda edição

Por Fernando Jordão Estão abertas as inscrições para os interessados...

DF tem no Cadastro Único 263 mil famílias chefiadas por mães solo

O Distrito Federal tem 263 mil famílias monoparentais chefiadas...

Adolescentes não têm apoio para lidar com redes sociais, diz pesquisa

Por Luciano Nascimento  Uma pesquisa realizada em abril mostrou que...

Veja como declarar renda fixa, financiamento e criptomoeda no IR 2025

Por Edgard Matsuki No Tira-Dúvidas do IR 2025, é hora...

Destaques

Atletas olímpicos e talentos do DF brilham no Troféu Brasil de Ginástica Artística 2025

O Troféu Brasil de Ginástica Artística 2025 foi encerrado...

Dia das Mães reforça importância da doação de leite materno; saiba como doar

Neste Dia das Mães, o Governo do Distrito Federal...

Dia das Mães: Programas do GDF oferecem apoio às mães por meio de capacitação e serviços

Por Adriana Izel Ser mãe sempre representou, para a dona...

Livro apoiado pelo FAC promove debate e visibilidade a pessoas com deficiência

Por Adriana Izel Piauiense radicada no Distrito Federal, a escritora...

Projeto Toca Literária do Cerrado tem inscrições abertas para a segunda edição

Por Fernando Jordão Estão abertas as inscrições para os interessados...