20.5 C
Brasília
05 fev 2026 01:46

Saúde do DF reduz em 80% a espera por tratamento oncológico

Programa "O câncer não espera. O GDF também não" acelera atendimento e radioterapia para pacientes no DF. Saúde celebra resultados atingidos em 2025

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) registrou em 2025 uma redução de 80% no tempo médio de espera para a primeira consulta oncológica, caindo de 81 para 16 dias. O acesso à radioterapia também foi agilizado em 70%, passando de 87 para 26 dias. Esses avanços são atribuídos ao programa “O câncer não espera. O GDF também não”, lançado em julho de 2025, que visa a prevenção, diagnóstico precoce e aceleração do tratamento para pacientes oncológicos no DF e entorno.

O programa, celebrado no Dia Mundial do Câncer, 04 de fevereiro, em 2026, demonstrou resultados significativos ao longo do ano de 2025. Desde sua implementação, mais de 4,6 mil pacientes foram atendidos e aproximadamente 3 mil estão em tratamento, evidenciando o impacto direto das medidas adotadas pela pasta.

“Graças ao programa, consigo realizar meus exames com muita agilidade”, diz a paciente Cristiane Rosa. Foto: Arquivo Pessoal

A paciente Cristiane Rosa, 47 anos, diagnosticada com câncer de mama em abril de 2022, é um dos exemplos dos benefícios do programa. Após iniciar o tratamento no mesmo ano e realizar uma mastectomia com reconstrução imediata na rede pública em 2023, ela relata agilidade na marcação de exames complexos.

“Graças ao projeto do governo do DF, consigo fazer meus exames com muita agilidade. Preciso passar por verificações complexas que, hoje, são marcadas rapidamente. Isso me dá segurança para continuar o acompanhamento”, disse Cristiane Rosa.

Os dados do Sistema de Regulação da SES-DF confirmam a percepção da paciente. A iniciativa distrital reúne um conjunto de ações focadas na redução da fila por assistência oncológica, abrangendo desde a prevenção até a aceleração do início do tratamento.

Compromisso e acesso ampliado

O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, enfatizou a importância dos resultados. “Cada dia de espera faz diferença para quem enfrenta um diagnóstico de câncer. Esses números mostram que estamos avançando e reforçam o nosso compromisso em ampliar o acesso, reduzir filas e qualificar o cuidado em toda a rede”, afirmou Juracy Lacerda.

A melhora nos tempos de espera é um reflexo direto da expansão da capacidade de atendimento na rede pública do Distrito Federal, complementada pela contratação de serviços adicionais. A otimização de vagas e aprimoramento do fluxo assistencial permitiram um encaminhamento mais ágil dos pacientes que estavam na fila para o início do tratamento.

Como ter acesso

O programa “O câncer não espera. O GDF também não” estende sua cobertura a todas as regiões do DF, incluindo moradores do entorno que possuam diagnóstico confirmado. Após a entrada na fila de regulação para a primeira consulta, o paciente é contatado pela Central de Regulação do DF para a triagem oncológica. O tratamento é iniciado em uma das unidades habilitadas, e o processo é continuamente monitorado, com retorno posterior à Unidade Básica de Saúde (UBS) conforme a evolução clínica. A equipe especializada assegura o acompanhamento em todas as etapas, incluindo exame, cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Os tipos de câncer mais incidentes entre os pacientes atendidos pelo programa incluem próstata, mama, cólon e pulmão. A maior incidência é observada na faixa etária entre 55 e 70 anos.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Hospital Regional de Sobradinho convoca voluntários para diversas áreas

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Sobradinho (HRS) abriu...

GDF inicia projeto de videomonitoramento em passarelas subterrâneas do Plano Piloto

Por Kleber Karpov O GDF iniciou nesta quarta-feira (02/Fev), um...

TCDF adota inteligência artificial para acelerar análises de processos e auditorias

Por Kleber Karpov O Tribunal de Contas do Distrito Federal...

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Destaques

Hospital Regional de Sobradinho convoca voluntários para diversas áreas

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Sobradinho (HRS) abriu...

Hospital Regional de Santa Maria promove atualização sobre o vírus da influenza e combate à desinformação

Palestra orienta profissionais sobre diagnóstico e manejo da gripe;...

GDF inicia projeto de videomonitoramento em passarelas subterrâneas do Plano Piloto

Por Kleber Karpov O GDF iniciou nesta quarta-feira (02/Fev), um...

150 Vagas: Polícia Civil do DF lança edital de concurso para o cargo de delegado de polícia

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

TCDF adota inteligência artificial para acelerar análises de processos e auditorias

Por Kleber Karpov O Tribunal de Contas do Distrito Federal...