10.9 C
Brasília
17 jun 2025 02:04

Saúde amplia tratamento ao AVC no DF

Lançamento oficial do projeto acontece nesta quinta-feira (29), às 14h, na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) vai ampliar a oferta de tratamento para pacientes vítimas do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Os Hospitais Regionais do Gama (HRG) e de Sobradinho (HRS) vão passar a realizar a trombólise endovenosa, terapia estabelecida para o tratamento agudo, que possui alto impacto na redução de sequelas relacionados ao AVC. Já o Hospital de Base (HBDF) passará a oferecer a trombectomia mecânica, técnica avançada e de alta complexidade no tratamento agudo de casos selecionados.

A trombectomia mecânica permite o tratamento de até 24 horas após o acidente vascular cerebral. Chamada de “AVC no Quadrado”, a iniciativa da SES-DF tem o objetivo de reduzir a mortalidade por AVC e proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes após a recuperação de um acidente vascular.

“A implementação da linha de cuidados ao AVC representa um avanço na organização da nossa rede assistencial. Com fluxos definidos, protocolos padronizados e ferramentas de suporte à decisão clínica, criamos condições para respostas mais rápidas e efetivas, mesmo em cenários de alta complexidade”, afirma a secretária-adjunta de Assistência à Saúde da SES-DF, Edna Maria Marques de Oliveira.

O acidente vascular cerebral é uma das principais causas de mortes no Brasil, com uma vítima a cada sete minutos, chegando a 120 mil por ano. Cerca de 70% dos sobreviventes ficam com algum grau de incapacidade e 50% tornam-se dependentes para as atividades do dia a dia. No DF, em 2023, foram mais de R$ 7,4 milhões em custos com internações por AVC, com uma média de R$ 2,9 mil por hospitalização.

“O projeto AVC no Quadrado visa melhorar a assistência do paciente com AVC no Distrito Federal, melhorando os fluxos de encaminhamento dos pacientes aos hospitais e descentralizando o tratamento agudo”, explica a médica neurologista da SES-DF, Letícia Rabello.

O lançamento oficial do projeto vai ocorrer nesta quinta-feira (29), às 14h, na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), com a presença de autoridades do Governo do Distrito Federal e do Ministério da Saúde.

Tratamentos avançados

O Hospital de Base (HBDF) passará a oferecer a trombectomia mecânica, técnica avançada e de alta complexidade no tratamento agudo de casos selecionados. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Atualmente, o Hospital de Base é o único do Distrito Federal a realizar a trombólise endovenosa 24 horas. Com o projeto “AVC no Quadrado”, haverá a expansão para os hospitais regionais do Gama e de Sobradinho. A localização das duas unidades da rede pública, no Norte e ao Sul do DF, vai ajudar também a garantir um atendimento mais rápido e aumentar o número de pacientes beneficiados.

Aprovado pelo Ministério da Saúde em 2012, o procedimento apresenta resultados considerados significativos: a cada 100 pacientes que passam pela trombólise endovenosa, 32 apresentam melhora clínica e 13 ficam sem sequelas. A técnica consiste na administração de medicamentos para dissolver o coágulo sanguíneo que bloqueia a artéria afetada, restaurando a normalidade da circulação no cérebro.

O projeto “AVC no Quadrado” também prevê a integração de equipes do Hospital de Base e dos hospitais regionais de Sobradinho e do Gama por meio do Telestroke, ferramenta de telemedicina que conecta, 24 horas por dia, hospitais da rede a neurologistas especializados. A tecnologia permite diagnóstico e orientação terapêutica em tempo real, especialmente em regiões com escassez de especialistas.

STF permite inclusão de estudantes de colégios militares no sistema de cotas

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que estudantes de...

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

O Ministério da Educação (MEC) ampliou o prazo para o...

Câmara aprova pedido de urgência para projeto que suspende aumento do IOF

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência...

Apresentado pacote com 17 projetos para endurecer regras sobre as bets

O Senado recebeu nesta segunda-feira (16) um pacote com...

Itamaraty reforça alerta para que brasileiros não viajem a Israel

Por Alex Rodrigues O Ministério das Relações Exteriores reforçou, na tarde...

Programa de saúde reprodutiva da mulher entra em vigor no DF

Por Denise Caputo Promover ações integradas para a saúde ginecológica...

Em meio à prestação de contas, IGESDF aceita receber enfermeiros que ameaçam greve

Marco Túlio Alencar Na segunda parte da audiência pública para...

Destaques

STF permite inclusão de estudantes de colégios militares no sistema de cotas

O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que estudantes de...

“Vamos auditar todos os contratos de ponta a ponta”, afirmou presidente do IGESDF durante prestação de contas na CLDF

Por Kleber Karpov O presidente do Instituto de Gestão Estratégica...

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

O Ministério da Educação (MEC) ampliou o prazo para o...

Câmara aprova pedido de urgência para projeto que suspende aumento do IOF

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência...

Apresentado pacote com 17 projetos para endurecer regras sobre as bets

O Senado recebeu nesta segunda-feira (16) um pacote com...