Saúde adquire pulverizadores modernos para intensificar o combate ao Aedes aegypti

Novos equipamentos elétricos vão otimizar a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), estratégia que busca eliminar fêmeas adultas do mosquito

Por Thaís Cavalcante

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) adquiriu 50 novos pulverizadores costais elétricos para reforçar as ações de Borrifação Residual Intradomiciliar no combate ao Aedes aegypti. Os equipamentos modernos facilitarão a aplicação de inseticida com efeito residual em superfícies internas de imóveis com grande circulação de pessoas, visando eliminar principalmente as fêmeas adultas do mosquito, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

De acordo com Anderson Leocadio, chefe do Núcleo de Controle Químico e Biológico da SES-DF, a estratégia cria uma barreira química capaz de reduzir o contato entre o vetor e as pessoas. “As 50 bombas pulverizadoras serão utilizadas o quanto antes, especialmente neste período que antecede as chuvas, para garantir maior proteção à população”, destaca.

Neste ano, a técnica já foi aplicada em locais como a Rodoviária do Plano Piloto, no Metrô-DF e em feiras permanentes de várias regiões administrativas. A borrifação é segura para a saúde humana e de animais domésticos, além de não representar risco ao meio ambiente.

Casos em queda

Segundo o mais recente boletim epidemiológico, os casos da doença seguem em queda. Os dados indicam que as ações de combate ao mosquito têm sido eficazes. No entanto, a população deve continuar atenta, pois o período sazonal da dengue vai de outubro até o final de maio. Manter quintais limpos, evitar o acúmulo de água e descartar corretamente o lixo continuam sendo atitudes essenciais para afastar o Aedes aegypti.

 

 

 

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

Destaques

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...