21.5 C
Brasília
08 nov 2025 03:30

RJ: polícia prende 4º investigado por laudos errados para transplantes de órgãos infectados por HIV

Técnico de laboratório, Cleber de Oliveira dos Santos estava foragido

Por Mariana Tokarnia

A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (16), o técnico de laboratório Cleber de Oliveira dos Santos, o quarto investigado pela emissão de laudos errados que resultaram no transplante de órgãos infectados com HIV para seis pacientes no Rio de Janeiro. Ele era o último foragido. Com isso, foram cumpridos todos os mandados de prisão da operação desta segunda-feira (14), expedidos a partir das investigações da polícia.

Além de Santos, a polícia prendeu um dos sócios do laboratório PCS Lab Saleme, Walter Vieira, um outro técnico do laboratório, Ivanilson Fernandes dos Santos, e a funcionária Jacqueline Iris Bacellar de Assis.

Dois doadores tiveram laudos errados para HIV assinados pelo laboratório, que era responsável pelas testagens antes que os órgãos fossem destinados a transplantes no estado do Rio de Janeiro. Os pacientes foram considerados negativos quando na verdade eram positivos para o vírus. Por conta disso, seis pacientes foram infectados com HIV em decorrência dos transplantes.

Após a confirmação dos casos de infecção, o PCS Lab Saleme foi interditado pela Vigilância Sanitária local, com orientação técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária  (Anvisa), até a conclusão das investigações, com foco na segurança dos transplantes. Novos exames pré-transplante estão sendo realizados no Hemorio.

AAgência Brasil tentou entrar em contato com a defesa de Cleber de Oliveira dos Santos e está aberta a acrescentar seu posicionamento.

Caso sem precedentes

O caso, sem precedentes, é considerado grave pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e pelo Ministério da Saúde.

A Anvisa, as vigilâncias sanitárias estadual e municipal e o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde coordenam uma série de ações para investigar a infecção por HIV de pacientes transplantados no estado do Rio de Janeiro.

O laboratório teve pelo menos três contratos com a Fundação Saúde. A fundação, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde, é responsável por gerir as unidades da rede estadual.

O laboratório tem, entre seus sócios, familiares do deputado federal Dr. Luizinho (PP-RJ), que foi secretário estadual de Saúde de janeiro a setembro de 2023. Em nota divulgada por sua assessoria na última sexta-feira (11), o parlamentar disse que quando era secretário jamais participou da escolha deste ou de qualquer laboratório.

Saúde deve reforçar vigilância contra doenças respiratórias no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Fiscalização do GDF apreende mercadorias irregulares de R$ 2 bilhões em 10 meses

Por Kleber Karpov A fiscalização tributária do Governo do Distrito...

Conplan aprova nova etapa do bairro Urbitá em Sobradinho II para mais de 21 mil habitantes

Por Kleber Karpov O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano...

BRB deve convocar 40 analistas de TI no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Banco de Brasília (BRB) deve convocar...

Vacinação contra diversas doenças deve ocorrer em 50 pontos do DF neste sábado (8)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Carreta da inclusão em Brazlândia registra mais de 2 mil atendimentos em três dias

Por Kleber Karpov A Carreta da Inclusão, programa itinerante do...

Destaques

Saúde deve reforçar vigilância contra doenças respiratórias no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Fiscalização do GDF apreende mercadorias irregulares de R$ 2 bilhões em 10 meses

Por Kleber Karpov A fiscalização tributária do Governo do Distrito...

Conplan aprova nova etapa do bairro Urbitá em Sobradinho II para mais de 21 mil habitantes

Por Kleber Karpov O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano...

BRB deve convocar 40 analistas de TI no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Banco de Brasília (BRB) deve convocar...

Defensoria pública do DF deve instituir projeto para ampliar acesso à justiça em regiões administrativas

Por Kleber Karpov A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF)...