Resolutividade: Celina Leão visita galpão atingido por incêndio e determina levantamento dos prejuízos das cooperativas

Governadora visita galpão de reciclagem atingido por incêndio na Cidade do Automóvel e ordena apuração de perdas para cooperativas

Por Kleber Karpov

A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas) esteve no sábado (10/Out) no local onde um galpão de reciclagem foi consumido por chamas na região da Cidade do Automóvel. Durante a inspeção no cenário do desastre, a chefe do Executivo conversou com líderes das entidades que reúnem os catadores de materiais recicláveis. O objetivo da visita foi acompanhar de perto a situação e determinar os procedimentos imediatos para apuração dos danos e suporte aos trabalhadores atingidos. A medida busca garantir que as perdas sejam quantificadas e que haja resposta institucional rápida.

Após a conversa com os presentes, Celina Leão emitiu uma determinação direta ao secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Rafael Luiz Ramalho de Santana. A ordem é que o titular da pasta se reúna com os dirigentes das entidades na manhã deste domingo (11). O encontro tem como finalidade central a avaliação técnica dos estragos sofridos pela estrutura e pelos materiais.

A intenção é a elaboração de um relatório detalhado que liste todos os itens perdidos no sinistro. Essa documentação servirá de base para a administração pública definir as ações de assistência e recuperação. A governadora ressaltou a prioridade dada a esse grupo de trabalhadores, que depende diretamente da atividade de coleta seletiva para sua subsistência. “Eu já determinei que nosso secretário de Meio Ambiente faça o levantamento para ver direito. Vamos fazer uma reunião e um relatório sobre o que teve de prejuízo e a gente vai cuidar de vocês, não vai ficar desse jeito. Vocês não estão sozinhos”, declarou Celina Leão.

Celina Leão acompanha e demanda atendimento de comunidade de cooperativa de catadores da Cidade Estrutural – Foto: Luh Fiuza

Estratégia de apoio

Além da apuração financeira e material, a chefe do Executivo informou que os equipamentos destruídos ou danificados farão parte da avaliação. A administração distrital pretende buscar caminhos alternativos para auxiliar na reposição desses bens essenciais ao funcionamento das cooperativas. A análise das necessidades específicas de cada grupo será o critério para o desenho das políticas de auxílio.

Celina Leão reforçou o compromisso de não deixar os trabalhadores sem suporte diante da perda de suas ferramentas de trabalho. A declaração evidencia a intenção de utilizar instrumentos de política pública para minimizar o impacto econômico do incêndio. A meta é restabelecer as condições operacionais das unidades de reciclagem o mais rápido possível.

“Se precisar, vamos recorrer a algum benefício porque sabemos que as pessoas daqui vivem dessa atividade. Os equipamentos que perderam também vamos cuidar para recuperar”, explicou a governadora ao destacar a dependência econômica da comunidade local com a atividade.

Atuação dos bombeiros

O início do fogo ocorreu em uma zona com mata e vegetação rasteira próxima à estrutura. As chamas se propagaram rapidamente até alcançar o interior do galpão, onde estavam armazenados grandes volumes de materiais recicláveis. A dinâmica do incêndio exigiu a mobilização de recursos significativos para o controle da situação.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foram acionadas e atuaram no combate ao fogo até sua extinção. A atuação dos militares foi fundamental para conter a propagação das chamas e evitar que o dano se estendesse a outras áreas adjacentes. A investigação sobre a causa exata do incêndio deve ser detalhada no relatório que será produzido a partir da reunião de domingo.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Corregedor do TSE reverte liminar que suspendeu canal de WhatsApp do Lula

Por Kleber Karpov O ministro Ricardo Vilas Bôas Cuêva, corregedor-geral...

O Sinpro decidiu se tornar uma plataforma politico-eleitoral, diz secretário de Educação do DF

Por Kleber Karpov Secretário de Educação do Distrito Federal, Thiago...

Janones denuncia censura em decisão do TSE contra “Exército do Lula”

Por Redação O deputado federal André Janones (Rede-MG), parlamentar reeleito...

Governo do RJ identifica desvios de R$ 400 milhões na Cedae Saúde

Por Kleber Karpov O governo do estado do Rio de...

Destaques

Celina Leão denuncia à PF panfletos fraudulentos do número da candidata, encontrados no DF

Por Kleber Karpov Um material impresso contendo nome e foto...

Corregedor do TSE reverte liminar que suspendeu canal de WhatsApp do Lula

Por Kleber Karpov O ministro Ricardo Vilas Bôas Cuêva, corregedor-geral...

O Sinpro decidiu se tornar uma plataforma politico-eleitoral, diz secretário de Educação do DF

Por Kleber Karpov Secretário de Educação do Distrito Federal, Thiago...

Janones denuncia censura em decisão do TSE contra “Exército do Lula”

Por Redação O deputado federal André Janones (Rede-MG), parlamentar reeleito...

KN presidente do TSE bloqueia canal no WhatsApp ‘Exército do Lula’ com 3,3 milhões de seguidores a pedido de Flávio Bolsonaro

Por Kleber Karpov O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),...