Raio X: Secretaria de Saúde, inovou, não pagou e teve o serviço suspenso?

Servidor denuncia falta de pagamento mas Secretaria de Saúde deu outra versão

Por Kleber Karpov

Um dos vários problemas enfrentados pela Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) é a constante falta de filtros dos aparelhos de exames de Raio X. Somente em 2015, diversos casos foram denunciados por parte  Sindicato dos Técnicos, Tecnólogos e Auxiliares em Radiologia do DF (SINTTAR-DF), além de profissionais de diversas unidades de Saúde do DF.

Em 2 de junho desse ano Política Distrital publicou denúncia de um ‘exemplo clássico’. O Hospital Regional do Paranoá (HRPa), referência em cirurgia ortopédica suspendeu a realização de exames de Raio X, problema que permaneceu por meses. Os pacientes passaram a ser encaminhados para à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião. Isso por problemas com a reveladora.

Vale observar que em setembro, o Sindicato dos Médicos do DF, no final de setembro, chegou a pedir ao Conselho Regional de Medicina do DF (CRM-DF), a interdição da ortopedia, além de denunciar os problemas encontrados na unidade ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).

Em caso recente de falta de filmes e aparelhos de Raio X quebrado, há cerca de duas semanas, a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) anunciou que estava em fase de aquisição de aparelhos digitais, o que acabaria com a necessidade de utilização de filmes. Mas uma denúncia inusitada chamou atenção do Blog.

Um servidor do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), que pede para não ser identificado, informou que a SES-DF colocou aparelho de Raio X digital, porém, por falta de pagamento o serviço foi suspenso.

“Estava bom demais pra ser verdade. O raio x no HRT está digitalizado, porém, a SES não pagou a licença e a empresa pegou todo o material, devido a falta de pagamento. Em resumo, raio X parado, confiscado por falta de pagamento. Não se faz nenhum RX no HRT absurdo. O que adianta colocar na mídia que digitalizou e depois o cidadão precisa do serviço e o aparelho foi confiscado por falta de pagamento. todos os servidores da Radiologia estão de braços cruzados.”

Procurada, a SES-DF, por meio da Assessoria de Comunicação (ASCOM), deu outra versão ao sugerir que o equipamento apresentou problemas que resultem em ajustes, por estar em fase de testes.

“A direção do Hospital Regional de Taguatinga, esclarece que o equipamento está em fase de teste e o sistema pode apresentar problemas que resultam em ajustes.”.

A SES-DF esclareceu ainda que os técnicos estão no local e o equipamento deve voltar a normalidade ainda na segunda na segunda-feira (31).

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...

Gabriela Hardt ex-juíza da Lava Jato é afastada por dois anos pelo CNJ

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu,...

CNJ acaba com aposentadoria compulsória como punição máxima para juiz

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou,...

Carol Dartora aciona TSE para impedir retrocesso no financiamento de candidaturas negras

Por Kleber Karpov A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) encaminhou...

Congresso celebra Ano Cultural Brasil-China 2026 e reforça novas frentes de cooperação entre os países

Por Kleber Karpov A Câmara dos Deputados realizou, nesta segunda-feira...

Destaques

Secretaria libera R$ 42,1 milhões para pagamento do Cartão Gás, Cartão Prato Cheio e DF Social

Por Kleber Karpov Um total de R$ 42,1 milhões foi...

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...

Gabriela Hardt ex-juíza da Lava Jato é afastada por dois anos pelo CNJ

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu,...