21.5 C
Brasília
21 mar 2026 21:39

PTB oficializa candidatura de Roberto Jefferson à Presidência

Nome do candidato à vice-presidência não foi revelado

Por Marcelo Brandão

O PTB oficializou hoje (1º) a candidatura do deputado federal Roberto Jefferson à Presidência da República. Jefferson é presidente de honra do partido e teve seu nome aclamado por unanimidade. A convenção, no entanto, não contou com a sua presença, já que ele está em prisão domiciliar por determinação judicial. Ele é acusado de tumultuar o processo eleitoral e proferir discursos de ódio e atacar instituições democráticas.

Jefferson afirmou, em vídeo, que sua candidatura não pretende rivalizar com a tentativa de reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, o objetivo é ampliar o número de alternativas à direita. “Agora, em 2022, Bolsonaro se candidata à reeleição sozinho, contra tudo e contra todos, enquanto a esquerda se apresenta como um polvo com vários tentáculos na forma de múltiplas candidaturas, preenchendo todos os nichos possíveis desse eleitorado”, disse, em vídeo exibido durante a convenção.

“O candidato de direita tem seu eleitorado inibido. Não se reconecta com os descontentes, os famosos isentões, e gera uma gigantesca abstenção que termina por eleger um candidato de esquerda pela minoria do eleitorado. É uma luta injusta”, acrescentou. O PTB não divulgou se o candidato a vice na chapa está definido.

Perfil

Advogado nascido em Petrópolis (RJ), Roberto Jefferson tem 69 anos e circula há décadas na política nacional. Antes de fazer carreira na política, chegou a participar de programas de televisão na década de 1980. Participou dos programas Aqui e Agora, em uma espécie de juri simulado, na TV Tupi; e do programa Domingo à Noite, na TVS, atualmente SBT. Também foi apresentador do programa O Povo na TV, também na TVS.

Seu primeiro mandato como deputado federal foi em 1983 e depois disso emendou seis mandatos consecutivos. Teve seu mandato cassado após confessar participação no esquema do mensalão. Ficou conhecido nacionalmente por denunciar o esquema de compra de votos, escândalo do qual também participou. Foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Em agosto de 2021, Jefferson teve prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes por ataques às instituições em redes sociais. Suas contas em redes sociais também foram bloqueadas. Em janeiro deste ano, por questões de saúde, Jefferson passou a cumprir prisão domiciliar.

Planaltina realiza três dias de shows do Festival ExpoMix Brasil

Por Luciene Rodrigues A cidade de Planaltina receberá, pela primeira...

Governador Ibaneis Rocha participa de evento de conscientização contra a violência de gênero

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha participou, na manhã...

CrisDown no HRAN é referência no atendimento a pessoas com a síndrome

Por Kleber Karpov Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome...

Fábrica Social ganha nova unidade no Sol Nascente, com capacidade para 500 alunos

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Destaques

Profissionais orientam pacientes e acompanhantes sobre prevenção de engasgos no Hospital da Criançaz

Por Kleber Karpov Em comemoração ao Dia Nacional de Atenção...

HBDF realiza mutirão de colonoscopia e reforça prevenção ao câncer de intestino

Por Kleber Karpov O Hospital de Base do Distrito Federal...

Planaltina realiza três dias de shows do Festival ExpoMix Brasil

Por Luciene Rodrigues A cidade de Planaltina receberá, pela primeira...

Governador Ibaneis Rocha participa de evento de conscientização contra a violência de gênero

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha participou, na manhã...

CrisDown no HRAN é referência no atendimento a pessoas com a síndrome

Por Kleber Karpov Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome...