19.5 C
Brasília
09 mar 2026 06:28

Programa Profissão Saúde capacita 120 profissionais de enfermagem para o mercado de trabalho

Iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania, em parceria com o Senac-DF, oferece qualificação gratuita para recém-formados

Nesta terça-feira (6), 120 profissionais de enfermagem concluíram mais uma etapa do programa Profissão Saúde – Seu Primeiro Emprego na Enfermagem, uma iniciativa gratuita da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) em parceria com o Senac-DF. A ação é voltada a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem recém-formados que ainda não atuam na área.

O objetivo do programa, que tem um investimento de R$ 2 milhões, é capacitar esses profissionais para aumentar suas chances de inserção no mercado, por meio de dois cursos principais: Procedimentos básicos de enfermagem e protocolos de aplicabilidade na prática clínica e Atualização em procedimentos técnicos aos profissionais de enfermagem. Além da qualificação teórica, o programa oferece vivência prática supervisionada em hospitais da rede pública.

Marta Ravenna: “Como técnica de enfermagem recém-formada, vi no programa uma oportunidade para aprofundar meus conhecimentos” Fotos: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Moradora de Santa Maria, Marta Ravenna Costa Silva, 35, foi uma das participantes e relatou a experiência: “Como técnica de enfermagem recém-formada, vi no programa uma oportunidade para aprofundar meus conhecimentos. A experiência prática foi essencial para entender melhor o ambiente hospitalar e me sentir mais preparada para o mercado”.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, reforçou a importância da ação. “A parceria com o Senac-DF fortalece o nosso compromisso com a transformação social. O Profissão Saúde garante que profissionais em situação de vulnerabilidade possam se capacitar e ampliar suas oportunidades, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva”.

Ferramenta de inclusão

Carla Roberta: “Aprendi na prática o que a teoria não mostrou”

Embora o curso não garanta uma colocação imediata, oferece uma formação robusta, que fortalece o currículo dos participantes e amplia suas possibilidades em processos seletivos. Para Vitor Corrêa, diretor regional do Senac-DF, o diferencial está na qualidade da formação: “Os alunos vivenciam a rotina hospitalar com uma estrutura moderna e completa. Já capacitamos 240 profissionais, e a meta é chegar a 600 até o fim do ano”.

Formada em enfermagem desde 2016, Carla Roberta da Silva Santos Costa também viu no programa uma chance de recomeçar. “Foi uma experiência enriquecedora”, comemorou. “Aprendi na prática o que a teoria não mostrou. Agora me sinto mais confiante para buscar oportunidades e cuidar dos pacientes com mais preparo”.

A execução do programa foi viabilizada por uma emenda parlamentar da deputada Dayse Amarílio. Três ciclos já foram concluídos, e os próximos estão previstos para julho e setembro.

Veja aqui como se inscrever e mais informações sobre o programa.

Mulheres são maioria no serviço público do DF e ampliam presença na liderança do governo

Por Kleber Karpov As mulheres representam a maioria dos servidores...

SUS ganha neste mês teleatendimento para mulheres expostas à violência

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde (MS) iniciou na...

Pela Vida das Mulheres: atos do 8 de março ocupam ruas pelo Brasil

Por Kleber Karpov O Dia Internacional da Mulher, em 08...

Conjunto Nacional e no Venâncio Shopping recebem mutirão de atendimento do Procon-DF

Por Kleber Karpov Em celebração ao Dia Nacional do Consumidor,...

Painel discute relação entre assistência social e educação

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Educação do...

Saúde feminina: rede pública oferece assistência

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Ibaneis Rocha e Celina Leão entregam escrituras para 500 famílias do Arapoanga

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB)...

Destaques

Mulheres são maioria no serviço público do DF e ampliam presença na liderança do governo

Por Kleber Karpov As mulheres representam a maioria dos servidores...

SUS ganha neste mês teleatendimento para mulheres expostas à violência

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde (MS) iniciou na...

Pela Vida das Mulheres: atos do 8 de março ocupam ruas pelo Brasil

Por Kleber Karpov O Dia Internacional da Mulher, em 08...

Conjunto Nacional e no Venâncio Shopping recebem mutirão de atendimento do Procon-DF

Por Kleber Karpov Em celebração ao Dia Nacional do Consumidor,...

Casa da Mulher Brasileira promove acolhimento e fortalece vítimas na superação da violência

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB), em...