Previc lança painel com dados abertos sobre fundos de pensão

Plataforma online visa aumentar transparência e acesso a informações do setor

Por Kleber Karpov

Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) lançou, na terça-feira (02/Set), o “Painel PREVIC – Cidadão”, a primeira plataforma do Governo do Brasil a reunir dados abertos e consolidados sobre os 270 fundos de pensão e os 1.180 planos de previdência fechada do país. A ferramenta, disponível gratuitamente no portal da Previc, busca facilitar o acesso da sociedade às informações do setor.

O painel consolida mais de 20 bases de dados em uma interface simplificada, permitindo que qualquer cidadão acompanhe indicadores como o total de ativos ou o patrimônio de cobertura de um plano de benefícios específico.

Transparência e acesso

O diretor-superintendente da Previc, Ricardo Pena, destacou o caráter inovador da plataforma. “O Painel PREVIC – Cidadão inova ao se tornar o primeiro canal oficial onde participantes, assistidos, patrocinadores, instituidores, gestores, profissionais das EFPC e demais interessados no tema, podem visualizar e gerar informações (e análises) sobre os fundos de pensão e seus respectivos planos de benefícios”. Segundo ele, a intenção é “democratizar o acesso aos dados sobre o setor responsável pela aposentadoria complementar de milhões de brasileiros”.

Para o diretor de Administração da Previc, Leonardo Zumpichiatti, o lançamento é um passo fundamental. “O lançamento do painel ao público é a mais importante entrega dessa parceria e, ao mesmo tempo, o primeiro passo no trabalho conjunto que leva a maior transparência de informações e dados do setor”.

Desenvolvimento e consulta

A plataforma é resultado de uma parceria entre a Previc e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio do programa Startup Gov.br. Antes do lançamento, em 14/Jul, o painel foi apresentado a entidades representativas do setor, como a Abrapp e a Anapar, que contribuíram com sugestões e apoiaram a iniciativa de transparência.

O acesso ao Painel PREVIC – Cidadão pode ser feito diretamente pelo portal da Previc (www.previc.gov.br), onde um atalho está disponível na página principal. A navegação é dividida em “Informações de Entidade” e “Informações de Plano de Benefícios” para facilitar a consulta.

Painel PREVIC – Cidadão: Link



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;
imagem do perfil

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...

Gabriela Hardt ex-juíza da Lava Jato é afastada por dois anos pelo CNJ

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu,...

CNJ acaba com aposentadoria compulsória como punição máxima para juiz

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou,...

Carol Dartora aciona TSE para impedir retrocesso no financiamento de candidaturas negras

Por Kleber Karpov A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) encaminhou...

Congresso celebra Ano Cultural Brasil-China 2026 e reforça novas frentes de cooperação entre os países

Por Kleber Karpov A Câmara dos Deputados realizou, nesta segunda-feira...

Destaques

Secretaria libera R$ 42,1 milhões para pagamento do Cartão Gás, Cartão Prato Cheio e DF Social

Por Kleber Karpov Um total de R$ 42,1 milhões foi...

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...

Gabriela Hardt ex-juíza da Lava Jato é afastada por dois anos pelo CNJ

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu,...