22.5 C
Brasília
26 abr 2025 21:50

Prevenir é possível: DF lidera adesão à profilaxia contra HIV

Capital federal ocupa nível mais elevado da classificação nacional no indicador "Razão PrEP"

Por Michelle Horovits

O Distrito Federal é, hoje, um dos líderes na luta contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV, sigla em inglês). Ao lado de São Paulo, a capital brasiliense atingiu o Grupo 4 – nível mais elevado da classificação nacional – no indicador “Razão PrEP: HIV”. Esse índice compara a quantidade de pessoas em uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) com o número de novos casos de infecção e reflete a eficácia das estratégias de prevenção adotadas pela Secretaria de Saúde (SES-DF).

Disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017, o PrEP previne a infecção pelo HIV bloqueando os caminhos que o vírus usa para contaminar o organismo. De acordo com o Relatório de Monitoramento de Profilaxias Pré e Pós-Exposição ao HIV 2023, elaborado pelo Ministério da Saúde, o DF apresenta a menor taxa de descontinuidade da PrEP no Brasil, com apenas 21%, frente à média nacional de 30%. Ou seja, quase 80% dos pacientes do DF concluem o tratamento.

Esse percentual reflete as estratégias da SES-DF de prevenção combinada e de cuidado integral à saúde das pessoas que precisam do tratamento. “Um dos diferenciais da estratégia adotada no DF é a prescrição multiprofissional da PrEP e da Profilaxia Pós-Exposição [PEP], realizada por médicos, enfermeiros e farmacêuticos capacitados. Isso amplia o acesso, reduz barreiras e fortalece a resposta à doença”, afirma a gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis (Gevist) da SES-DF, Beatriz Maciel Luz.

Gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Beatriz Maciel Luz (Gevist) destaca que a ampliação do acesso aos antirretrovirais é capaz de prevenir a infecção do HIV por vários meses. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde

Quem pode usar a PrEP?

A PrEP é indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV. Em caso de exposição a situações como as listadas abaixo, é recomendado buscar atendimento em umas das 181 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do DF:

  • Ter relações sexuais sem proteção de forma frequente;
  • Fazer uso repetido de Profilaxia Pós-Exposição (PEP);
  • Apresentar histórico de episódios de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
  • Contextos de relações sexuais em troca de dinheiro, objetos de valor, drogas, moradia, etc;
  • Chemsex: prática sexual sob a influência de drogas psicoativas (metanfetaminas, gama-hidroxibutirato [GHB], MDMA, cocaína, poppers) com a finalidade de melhorar e facilitar as experiências sexuais.

Redução na mortalidade por aids

Em 2023, o Brasil registrou a menor mortalidade por aids da série histórica, segundo o Boletim Epidemiológico de HIV e aids 2024 do Ministério da Saúde. De 2013 a 2023, observou-se uma redução de 32,9% no coeficiente padronizado de mortes pela doença, passando de 5,7 para 3,9 óbitos por 100 mil habitantes.

Nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, todas as unidades federativas tiveram queda no coeficiente, tendo o DF apresentado a maior redução (47,7%) no período.

Destaques

CRM-DF anuncia abertura de procedimento contra Hospital DF Star após intimação de Bolsonaro dentro de UTI

Por Kleber Karpov O Conselho Regional de Medicina do DF...

Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo em 2 de maio no Distrito Federal

Por Ian Ferraz O governador Ibaneis Rocha determinou, nesta sexta-feira (25),...

Ibaneis anuncia linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, nesta sexta-feira...

Entidades repudiam filmagem “indevida” e “divulgação sensacionalista” de vídeo da intimação de Bolsonaro

Por Kleber Karpov O Sindicato Nacional dos Oficiais de Justiça...

Ação emite nova Carteira de Identidade Nacional de forma gratuita para crianças e adolescentes

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal...