Por Kleber Karpov
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) restituiu 313 celulares a seus legítimos proprietários nesta terça-feira (11/Out) no auditório do edifício-sede da Delegacia-Geral, por meio da quarta edição da Operação Rastreamento Final, que utiliza tecnologias de rastreamento e cruzamento de dados para localizar os aparelhos. A ação reforça o compromisso da gestão com a segurança e com a recuperação de bens subtraídos dos cidadãos, conforme as autoridades presentes.
O número total de aparelhos devolvidos eleva a marca da operação para 1.062 itens restituídos desde a primeira edição, que se realizou em outubro de 2024. As entregas, contudo, não se limitam à Operação Rastreamento Final. As delegacias de área da PCDF também realizam restituições diariamente, a partir da identificação dos proprietários.
Pedaço da Vida

Nas redes sociais, a vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas), falou da relevância do uso da tecnologia, por parte da, “na luta contra o crime”, além de observar que os aparelhos celulares são mais que meros equipamento para realizar ligações telefônicas.
“Cada aparelho representa uma história, um trabalho, um pedaço da vida de quem teve esse bem tomado. A tecnologia está ao nosso lado, ajudando a identificar, rastrear e devolver o que é do cidadão de bem. Aqui no nosso DF, a gente enfrenta o crime de verdade.”, disse Celina Leão.
Ver essa foto no Instagram
Registro de ocorrência
O delegado-geral da PCDF, José Werick, ressaltou que a iniciativa deve ultrapassar o valor material do objeto. Ele apontou a importância de se devolver a dignidade às pessoas atingidas pelo crime.
“Essa ação vai além da simples devolução de um bem material. Cada celular restituído representa a recuperação de parte da vida do cidadão. Seus dados, suas informações, suas lembranças… É devolver dignidade às pessoas. Todas as delegacias do Distrito Federal estão empenhadas neste trabalho, e hoje vemos o resultado concreto desse esforço coletivo”, disse Werick.
O titular da Secretaria de Segurança Pública, Sandro Avelar, focou no combate ao mercado ilegal de aparelhos e na importância da consciência coletiva. Ele ressaltou que a pasta deve realizar uma campanha informativa nas redes sociais para orientar o público a exigir nota fiscal e consultar o IMEI dos aparelhos.
“A devolução dos aparelhos é uma vitória para as famílias e demonstra a eficiência do trabalho integrado das forças de segurança. A Secretaria de Segurança Pública deve realizar uma campanha informativa nas redes sociais para alertar a população sobre a importância de exigir nota fiscal, consultar o IMEI e não comprar celulares de origem suspeita. Quando alguém compra um aparelho roubado, está financiando o crime. Segurança pública se constrói com ação do estado e consciência coletiva. Ou seja, esta é uma responsabilidade compartilhada”, ressaltou Avelar.
Colaboração cidadã
Para se garantir que o celular possa voltar para as mãos do legítimo dono, a PCDF enfatiza a importância de se registrar a ocorrência na delegacia mais próxima ou por meio da Delegacia Eletrônica.
A população também pode contribuir com as investigações policiais por meio do Disque Denúncia 197, no qual se resguarda o sigilo. A PCDF disponibiliza o serviço Consulta IMEI, ferramenta que permite a verificação de registro de furto ou roubo antes da compra, ampliando a segurança e a prevenção.
A população, agradece
A emoção dos beneficiados demonstra a relevância do trabalho policial. O morador do Gama, Henrique Moreira de Lima, relatou ter se sentido acolhido ao reaver o aparelho levado há um ano, enquanto trabalhava. “Eu me senti acolhido. Muita gente critica a polícia, mas aqui fui bem tratado e vi o esforço para devolver o que é da gente. Hoje estou feliz em receber meu celular de volta”, disse Lima.
Outra beneficiada, Josenita Pedro Santos, destacou a importância de se registrar a ocorrência no momento do furto. “Eu nem imaginava que ia receber meu celular de volta. Já tinha um ano. Fiquei feliz quando me avisaram. Se eu não tivesse feito a ocorrência, não teria como encontrar”, destacou Santos.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










