18.5 C
Brasília
05 nov 2024 06:43


Plataforma Conecta levou mais de 9 mil pessoas a espaços culturais em 2024

Iniciativa promove a democratização do acesso aos espaços culturais e conecta estudantes e organizações sociais à arte

A plataforma Conecta encerra o primeiro ano de parceria com a Neoenergia Brasília e Instituto Neoenergia, celebrando excelentes resultados. Ao longo de 9 meses, a Conecta garantiu o acesso de mais de 9 mil pessoas a eventos culturais. Criada para atuar na formação de público a arte e educação patrimonial, a Conecta articula o acesso de estudantes e organizações sociais à cultura.

A plataforma digital é uma iniciativa inovadora que soluciona uma importante necessidade de aproveitar todo potencial da arte e da cultura do Distrito Federal, levando jovens estudantes a viverem experiências educativas em seus espaços por meio de atividades culturais. A plataforma Mediato Conecta é gratuita e facilita este acesso, divulgando as atividades artísticas dos equipamentos culturais e oferecendo serviços que otimizam as visitas, como agendamento, materiais educativos e recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Com objetivo de democratizar o acesso a estes equipamentos e ampliar o público de modo diversificado, a iniciativa forneceu transporte gratuito. O projeto garantiu 100 ônibus sem custo para grupos de escolas públicas, rurais, em vulnerabilidade social e de idosos. Além disso, disponibilizou intérprete de libras para público surdo ou baixa audição em 6 visitas e proporcionou uma experiência cultural para 46 grupos com pessoas com deficiências.

Desde fevereiro, a plataforma disponibilizou agendamentos para 35 eventos, de exposições, teatros, concertos a experiências com a cidade. “Aproximar a arte da vida das pessoas é a missão da Mediato. Essa missão nasceu da minha experiência como aluna de escola pública, onde tive a vida impactada pelo viés estético. A força transformadora da arte me fez enxergar a vida com outros olhos e enxergar oportunidades. O contato com os bens culturais é uma forma privilegiada de se conhecer através das obras de arte e dos artistas. Por isso, queremos ver os teatros e os museus cheios de crianças e jovens. Estamos formando novos públicos para a arte, contribuindo para a valorização da cultura e transformando realidades”, explica Arlene von Sohsten, CEO da Mediato.

Para escolas públicas e particulares, a Conecta proporcionou também material pedagógico para potencializar a aprendizagem combinando a visita com as aulas. A plataforma atende gratuitamente educadores, estudantes e produtores culturais que tiverem interesse em disponibilizar seus eventos por meio do site.

O desenvolvimento do projeto aconteceu com o edital Transformando Energia em Cultura, uma iniciativa de fomento à arte e à cultura, realizado pelo Instituto Neoenergia e Neoenergia Brasília. Com objetivo de apoiar projetos para a inclusão social de crianças, jovens e mulheres em vulnerabilidade social, assegurando geração de trabalho e renda, bem como a valorização das culturas e tradições locais, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

Como funciona

A Mediato Conecta é a ponte que une o público aos eventos culturais. Para escolas, é a facilidade para encontrar e escolher atividades adequadas aos seus alunos. E, ainda, a possibilidade de ter transporte gratuito para chegar ao equipamento cultural. Para os produtores culturais, é uma forma de otimizar a divulgação dos eventos, organizar o agendamento de grupos e ampliar o público de seu evento. 

Ao acessar a plataforma, os interessados encontram uma vasta programação de diversos espaços culturais do Distrito Federal. É possível localizar atividades disponíveis a partir de categorias, como: música, artes visuais, teatro, entre outros. Instituições de ensino e produtores culturais podem se cadastrar na plataforma neste link, manifestando seus interesses em oferecer programação cultural ou buscar atividades para complementar o ensino educacional.

Confira os eventos disponíveis para agendamentos: 

Exposição

MAB Educativo

Data: Até 31 de janeiro de 2025

Agendamento: https://conecta.mediato.art.br/evento/mab-educativo

Visita Mediada em Inglês no Museu de Arte de Brasília (MAB)

Data: Até 19 de dezembro

Agendamento: https://conecta.mediato.art.br/evento/visita-mediada-em-inglês-no-mab

Teatro

Leão Rosário, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

Data: De 14 de novembro a 8 de dezembro

Agendamento: https://conecta.mediato.art.br/evento/leão-rosário

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A atuação da plataforma está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), são eles:

Sobre a Mediato

Mediato é uma empresa comprometida em colaborar com a difusão da produção artística, com a valorização dos bens culturais e a formação de novos públicos para a arte.  Desde 2010 tem desenvolvido programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial, alcançando mais de 80 mil estudantes no Distrito Federal. Além do inovador trabalho de mediação desenvolvido para o teatro, a Mediato também contribui  com a economia criativa local, por meio do Curso de Mediação Cultural que desde 2019 insere novos mediadores no mercado de trabalho. A Mediato quer cultivar uma comunidade crítica e sensível, com senso de pertencimento, valorização e também apreciação da cultura local.

Sobre o Instituto Neoenergia

Braço de atuação social da Neoenergia, o Instituto promove iniciativas com o objetivo de estimular a transformação das pessoas e do planeta, por meio de ações e projetos distribuídos em cinco pilares: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional. A partir de parcerias com a sociedade civil, organizações do terceiro setor e poder público, o Instituto Neoenergia encara o desafio de buscar soluções às questões ambientais, sociais e econômicas do Brasil, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aliados às práticas ESG da empresa e à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever