Por Kleber Karpov
A vice-governadora Celina Leão (Progressistas) e o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) anunciaram nesta segunda-feira (3/Nov), o apoio dos partidos Democracia Cristã (DC) e Partido da Mulher Brasileira (PMB). Ambos são pré-candidatos ao Governo do DF (GDF) e ao Senado Federal, respetivamente, nas eleições majoritários de 2026.
A consolidação do apoio do Democracia Cristã (DC) se consolidou por meio de anúncio realizado pelo presidente nacional do partido, o deputado federal João Caldas (AL), durante encontro com Celina Leão e Rocha.
Para Celina Leão, a consolidação da pré-candidatura e o apoio recebido por parte do DC é “fruto de anos de amizade” e do diálogo com pessoas que mantêm um bom relacionamento com o governador Ibaneis.

O apoio do PMB, por sua vez, foi formalizado durante um encontro entre a presidente do PMB-DF, Natália Nobre Miranda e o ex-deputado federal Luis Miranda, com Celina Leão e Rocha. A gestora do partido destacou que a decisão da agremiação partidária, no apoio aos atuais chefes do Executivo é estratégica.
“Como partido que valoriza as mulheres na política, nossa tendência é apoiar a candidatura de mulheres fortes, como é o caso da vice-governadora Celina, cujo projeto de governo está bem alinhado com as principais bandeiras do nosso partido”, disse Natalia Nobre.
O pré-candidato a deputado distrital, Luis Miranda por sua vez disse ter se afastado da política para focar em estudos, no trabalho e encontrou apoio incondicional às bandeiras defendidas, dentre essas, a luta por um “sistema tributário justo, defesa da segurança pública, valorização dos policiais e combate ao crime”.
O PMB, que está em processo de mudança de nome para “Partido Democrata”, busca se unir a quem defende pautas como família, educação, saúde, segurança e emprego, consideradas características da atual gestão do DF. Segundo Natália Nobre, esta parceria é forte e contribui para a meta de eleger entre dois e três deputados distritais, além de apoiar a eleição da futura governadora Celina Leão e do futuro senador Ibaneis Rocha.
Consolidação de centro-direita
Com as atuais adesões, o grupo de aliados de Ibaneis e Celina Leão abrange as legendas do MDB, Progressistas, União Brasil, Republicanos, PL, PSD, Podemos, PRTB, DC e PMB. Tais articulações indicam a construção de uma base política ampla e coesa para o pleito de 2026 no Distrito Federal.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










