11.5 C
Brasília
19 jul 2025 04:50

Paranoá recebe feira cultural sobre o Cerrado e os povos tradicionais entre os dias 1º e 4 de julho

Visitantes têm a chance de conhecer histórias e tradições por meio de exposições, oficinas, rodas de conversa e apresentações culturais

De 1º a 4 de julho, a Praça Central do Paranoá se transforma em um espaço de celebração e conhecimento com a chegada do projeto Cerrado Vivo. A iniciativa, que reúne cultura popular, educação ambiental e valorização das comunidades tradicionais, convida o público para uma experiência gratuita que mergulha nas raízes do bioma Cerrado.

Promovido pelo Instituto Arvoredo com apoio do Ministério da Cultura, o Cerrado Vivo percorre o Distrito Federal com a missão de destacar a importância de preservar o segundo maior bioma do Brasil, e também um dos mais ameaçados. Além disso, o projeto dá voz e visibilidade a povos que há séculos convivem em harmonia com a natureza, como indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

Durante os quatro dias de programação, os visitantes têm a chance de conhecer histórias, tradições e práticas ancestrais por meio de exposições, oficinas, rodas de conversa e apresentações culturais. Estudantes da rede pública da região, grupos da terceira idade e associações também participam das atividades, num convite à escuta ativa e ao respeito pelas diferentes formas de viver e cuidar da terra.

O evento traz uma sequência de palestras com temas essenciais para a valorização cultural e ambiental do Cerrado.

Veja os destaques:

  • 9h30 – Conexão ancestral: saberes e tradições dos povos indígenas do Cerrado
  • 10h30 – Cerrado e sustentabilidade: práticas tradicionais dos quilombolas
  • 14h30 – Medicina da terra: plantas medicinais e conhecimento tradicional do Cerrado
  • 15h30 – Cultura, resistência e identidade: a vida dos povos tradicionais no Cerrado moderno

Aurora Ribeiro, aposentada e moradora de Brazlândia, participou de uma das edições anteriores e compartilhou sua experiência. “É algo que toca a gente. Ver o cuidado que esses povos têm com a terra e aprender com eles faz a gente repensar muita coisa. Um evento como esse muda o olhar da gente sobre o mundo.”

Antes de chegar ao Paranoá, o projeto passou por Samambaia, Ceilândia, Brazlândia e Sol Nascente. Nos próximos dias, o Cerrado Vivo seguirá por outras regiões do Distrito Federal, incluindo Planaltina, Santa Maria, São Sebastião e Núcleo Bandeirante. A jornada se encerra com uma edição especial no coração de Brasília, entre o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional.

Com expectativa de alcançar mais de 30 mil pessoas, o Cerrado Vivo se firma como um movimento de valorização da cultura popular e promoção da consciência ambiental em todo o DF.

Serviço: Cerrado Vivo – Praça Central do Paranoá

Data: de 1º a 4 de julho
Horário: das 9h às 18h
Entrada gratuita
Realização: Instituto Arvoredo
Fomento: Ministério da Cultura
Apoio: Administração Regional do Paranoá
Instagram: https://www.instagram.com/projetocerradovivo/

Cuidado com crianças deve ser redobrado nas férias escolares para evitar acidentes

Férias escolares são sinônimo de brincadeiras, descanso e muito...

GDF reforça ações preventivas contra escorpiões

Por Carlos Eduardo Bafutto O Governo do Distrito Federal (GDF)...

Roubos a pedestres caem 9,1% no primeiro semestre no DF

Ações integradas, planejamento estratégico e uma política de segurança...

Comitê de Planejamento da Saúde do DF: população já pode ver benefícios

Por Gabriel Silveira Os primeiros resultados do trabalho empreendido pelo Comitê...

Dengue: Secretaria de Saúde inicia mobilização para uso de mosquitos Wolbito

Por Humberto Leite A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Destaques

GDF contrata mais de 1,3 mil tratamentos de quimioterapia para câncer de mama

Em mais uma ação do programa "O câncer não...

Cuidado com crianças deve ser redobrado nas férias escolares para evitar acidentes

Férias escolares são sinônimo de brincadeiras, descanso e muito...

Ações de vandalismo causam prejuízo em unidades de saúde, que reforçam medidas de segurança

Nos últimos meses, as unidades de saúde do Distrito...

GDF reforça ações preventivas contra escorpiões

Por Carlos Eduardo Bafutto O Governo do Distrito Federal (GDF)...

Roubos a pedestres caem 9,1% no primeiro semestre no DF

Ações integradas, planejamento estratégico e uma política de segurança...