Pagamentos do IPVA começam na semana que vem

Cota única ou primeira parcela têm quitação prevista para segunda-feira (19) no caso de veículos com placas terminadas em 1 e 2

Por Vinícius Brandão

O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa na semana que vem. A primeira parcela ou o valor inteiro do tributo vencem na segunda-feira (19) para automóveis com placas terminadas em 1 e 2.

Depois, para cada dia da semana, o pagamento segue para os demais números. O escalonamento para as outras placas fica assim:

  • Terminadas em 3 e 4 — pagam na terça-feira (20)
  • Terminadas em 5 e 6 — pagam na quarta-feira (21)
  • Terminadas em 7 e 8 — pagam na quinta-feira (22)
  • Terminadas em 9 e 0 — pagam na sexta-feira (23)

Neste ano, o número máximo de parcelas foi aumentado para quatro, uma a mais que em 2017. Cada prestação não pode ser inferior a R$ 50.

Pagamento do IPVA 2018

Já os pagantes de cota única recebem desconto de 5%, que pode ser acumulado com o abatimento do programa Nota Legal.

Quem indicou os créditos do programa deve ter a 2ª via do boleto impressa com os descontos. Os carnês foram enviados em janeiro para o pagamento dos 1.155.346 carros tributáveis.

Este ano, o boleto do DPVAT não veio junto com IPVA e deve ser solicitado pelo site do Detran-DF ou pelo da seguradora.

Em 2018, os carnês não contam com boleto para pagamento do seguro obrigatório (DPVat), que deve ser emitido por solicitação no site do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) ou pelo site da seguradora oficial do governo federal, a Líder.

Segundo a Secretaria de Fazenda, a empresa responsável foi procurada, mas optou por não manter o convênio que permitia o envio do boleto em conjunto. Para emitir o certificado de registro e licenciamento de veículos (CRLV), é preciso que todas as cobranças estejam quitadas.

Com reajuste baseado na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), alguns automóveis de Brasília podem pagar menos que em 2017, de acordo com a pasta.

A diminuição ocorre porque a tabela apresenta valores atualizados com a depreciação anual dos veículos. A expectativa de arrecadação é de R$ 991.118.939,00.

Dúvidas sobre o valor cobrado podem ser esclarecidas pelo Atendimento Virtual da Secretaria de Fazenda.

Fonte: Agência Brasília

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...