20.5 C
Brasília
22 mar 2026 02:58

Os rastros das cobras: Zoo recebe mais 18 serpentes criadas ilegalmente

Além da naja que picou estudante, outras duas são peçonhentas: uma delas (víbora-verde-de-vogel) não tem sequer soro antiofídico no Brasil

Mais dois exemplares de serpentes peçonhentas que eram criadas ilegalmente no Distrito Federal estão sendo tratados no Zoológico de Brasília. Os animais foram entregues voluntariamente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por um criador que ficou sensibilizado com o caso do estudante que foi picado nesta semana por uma naja de monóculo. Como a entrega foi espontânea, o responsável não será punido – o que é amparado pela legislação.

As serpentes, das espécies víbora-verde-de-vogel (como essa da foto) e jararacuçu, estão no serpentário do Zoológico de Brasília e passarão por um período de quarentena. Estas se somam a outras 17 que também estão sob os cuidados após terem sido encontradas pela Polícia Militar por meio de denúncias.

Ainda não se sabe a destinação final dos exemplares, mas, de acordo com o Ibama, instituições habilitadas, como o Instituto Butantan, serão consultadas para mantê-las em caráter definitivo.

Quem mantém animais silvestres ou exóticos de forma irregular pode fazer a entrega voluntária ao Ibama em todas as unidades do país. A população também pode denunciar suspeitas de criação através da Linha verde, no telefone 0800-618080.

Serpente Naja | Foto: Ivan Mattos/Divulgação

O Ibama chama a atenção para o risco de ter animais, como serpentes, em ambientes inapropriados – tanto para o bicho quanto para as pessoas.

Para manter cobras em residência, o interessado deve solicitar autorização junto ao órgão ambiental do Estado no caso de espécies não venenosas. Cobras peçonhentas podem ser criadas apenas com fins comerciais, por instituições farmacêuticas, ou com intuito de conservação, quando o animal não pode voltar à natureza por diversos motivos, como ter sido vítima de maus-tratos.

Nesta semana, outras 17 cobras foram encaminhadas por agentes do Ibama ao Zoológico de Brasília. Um dos casos é o da espécie naja de monóculo, que picou um estudante – que está hospitalizado devido aos efeitos do veneno, um dos mais fortes do mundo.

A naja, apreendida na quarta-feira (8), não tem registro no Brasil e tem origem na Ásia e na África. O Ibama lavrou uma multa de R$ 2 mil em nome do estudante por se tratar de animal que teve entrada não autorizada no país.

Já as outras 16 serpentes foram localizadas na quinta-feira (9) em um núcleo rural, também no DF. Entre as espécies, king snake, jiboia, cobra-papagaio, cobra-rateira e cascavel – que estavam com lesões nas escamas, magras e com sinais de desidratação, fatores que levam a acreditar que teriam sofrido maus-tratos. O Ibama e a PCDF apuram o caso.

Fonte: Agência Brasília

Governo Federal fiscalizou 1,1 mil postos de combustíveis para evitar abusos

Por Kleber Karpov O governo federal intensificou a fiscalização em...

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

Planaltina realiza três dias de shows do Festival ExpoMix Brasil

Por Luciene Rodrigues A cidade de Planaltina receberá, pela primeira...

Governador Ibaneis Rocha participa de evento de conscientização contra a violência de gênero

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha participou, na manhã...

CrisDown no HRAN é referência no atendimento a pessoas com a síndrome

Por Kleber Karpov Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome...

Destaques

Governo Federal fiscalizou 1,1 mil postos de combustíveis para evitar abusos

Por Kleber Karpov O governo federal intensificou a fiscalização em...

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

II Encontro dos Técnicos em Enfermagem das Cooperativas de Saúde do DF está com inscrições abertas

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Profissionais orientam pacientes e acompanhantes sobre prevenção de engasgos no Hospital da Criançaz

Por Kleber Karpov Em comemoração ao Dia Nacional de Atenção...

HBDF realiza mutirão de colonoscopia e reforça prevenção ao câncer de intestino

Por Kleber Karpov O Hospital de Base do Distrito Federal...