Nefrologia do HBDF promove evento para conscientização da doação de órgãos

Iniciativa no Parque da Cidade ofereceu atrações para toda a família

No último domingo (24), o Estacionamento 11 do Parque da Cidade foi palco da Ação para Conscientização da Doação de Órgãos e Tecidos, um encontro dedicado à sensibilização e ao estímulo do ato de doar. A iniciativa, promovida pelo Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), teve como objetivo difundir a importância desse gesto altruístico e sua capacidade de salvar vidas.

“A doação de órgãos é um ato de amor e solidariedade que pode transformar vidas. Cada doação representa uma nova chance para alguém que aguarda por um transplante e pode significar a diferença entre a vida e morte”, explicou a médica nefrologista do HBDF Viviane Brandão.

O evento contou com uma ampla programação que envolveu toda a família em prol da conscientização. Desde pintura facial para as crianças até teatro de bonecos, aula de alongamentos, sorteio de brindes e música ao vivo, as atrações foram pensadas para tornar o momento informativo e, ao mesmo tempo, descontraído.

Açãodeste domingo no Parque da Cidade ofereceu informações sobre a importância da doação de órgãos e tecidos | Foto: Divulgação/IgesDF

Paciente da médica Viviane e transplantado renal, Josias Wanzeller foi um dos destaques do evento ao apresentar a peça O Casamento de Chiquinha, com bonecos mamulengos. Ele apenas não participou ativamente, como também trouxe músicos para uma apresentação. Durante sua performance, Josias apresentou sua experiência e perspectiva sobre doação e transplante.

Além das atividades, profissionais da área da saúde ofereceram informações e esclareceram dúvidas sobre a doação de órgãos. Panfletos informativos estavam disponíveis para todos os que desejavam aprender mais sobre como podem fazer a diferença e se tornar “anjos” por meio da doação.

O evento foi uma realização da Nefrologia e da equipe multidisciplinar do HBDF e contou com o apoio de parceiros como o Sabin Diagnóstico e a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

“A doação de órgãos é um ato de generosidade e altruísmo que pode proporcionar uma nova chance de vida para muitas pessoas. O IgesDF se orgulha de fazer parte dessa iniciativa e criar a conscientização sobre a importância desse gesto que salva vidas. Cada um de nós pode ser o anjo de alguém e juntos podemos transformar o futuro de muitas famílias por meio da doação de órgãos e tecidos”, ressaltou Juracy Cavalcante Lacerda Jr., presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), que administra o Hospital de Base.

TSE suspende campanha de Deltan Dellagnol ao Senado pelo Paraná

Por Kleber Karpov A campanha eleitoral de Deltan Dallagnol (Novo)...

Morre Paulo Roberto Teixeira, médico referência no combate à AIDS no Brasil

Por Kleber Karpov O médico Paulo Roberto Teixeira, figura proeminente...

Lula assina decreto de reajuste em 15% do Bolsa Família

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Primeira Turma do STF mantém condenação de Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Suprema Corte brasileira concluiu o julgamento...

STJ mantém condenação da ex-deputada Flordelis a 50 anos de prisão

Por Kleber Karpov A Sexta Turma do Superior Tribunal de...

SUS vai ofertar canetas emagrecedoras para pacientes com obesidade

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde confirmou que pretende...

IGESDF abre processo seletivo para enfermeiros com foco em urgência e emergência

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Destaques

TSE suspende campanha de Deltan Dellagnol ao Senado pelo Paraná

Por Kleber Karpov A campanha eleitoral de Deltan Dallagnol (Novo)...

Morre Paulo Roberto Teixeira, médico referência no combate à AIDS no Brasil

Por Kleber Karpov O médico Paulo Roberto Teixeira, figura proeminente...

Lula assina decreto de reajuste em 15% do Bolsa Família

Por Kleber Karpov O presidente da República, Luiz Inácio Lula...

Primeira Turma do STF mantém condenação de Eduardo Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Suprema Corte brasileira concluiu o julgamento...