Morre ex-vice-presidente da República Marco Maciel

Com atuação na vida política brasileira, por 45 anos, Marcos Maciel era conhecido deter virtudes e qualidades esperadas em um bom político, sempre aberto ao diálogo e com ótima capacidade de articulação

Morreu neste sábado (12), em Brasília, o ex-senador e ex-vice-presidente da República Marco Maciel. Aos 80 anos, Marco Maciel convivia com a doença de Alzheimer desde 2014 e, em março deste ano, foi diagnosticado com covid-19. Estava internado nesta semana, em decorrência de uma infecção bacteriana.

Marco Maciel foi velado na tarde deste sábado, no salão Negro do Senado e sepultado às 17h30 na Ala dos Pioneiros do Cemitério Campo da Esperança, em Brasília.

Trajetória

Além de ter sido senador por três períodos – de 1983 a 1991, de 1991 a 1994 e de 2003 a 2011 – ele foi vice-presidente da República nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, de 1995 a 1999 e de 1999 a 2003.

Também foi eleito imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 18 de dezembro de 2003, como oitavo ocupante da Cadeira nº 39, na sucessão de Roberto Marinho.

Recebeu ainda títulos de Cidadão Honorário de 42 cidades brasileiras, a maioria delas em Pernambuco. A ele é atribuída a autoria de frases célebres como: “Tudo pode acontecer, inclusive nada”.

Suscinto

Em 2000, este articulista de Política Distrital, então CEO de uma empresa de Tecnologia e Comunicação, foi convidado a desenvolver o website da vice-presidência da república. Na ocasião, Marco Maciel era vice-presidente da República.  O site foi desenvolvido com duas temáticas, a primeira que abordava a pessoa do vice-presidente, e a segunda a Vice-Presidência da República.

E episódio foi marcante para este articulista pois após a publicação do website, a Secom da Vice-Presidência remeteu um e-mail, com o comentário de Marco Maciel, em relação ao site, que se resumiu a: “Lindo”.

 

Brasiliense Thiago Ávila é mantido preso para interrogatório em Israel

Por Kleber Karpov O ativista brasileiro Thiago Ávila, detido em...

Liberdade de Imprensa sob pressão global

Por Edgar Lisboa, Repórter Brasília A fotografia mais recente da...

Tecnologia: Máscara criada com apoio da FAPDF inativa vírus respiratórios

Por Kleber Karpov No contexto atual, em que doenças respiratórias...

Cofen e Sindate-DF repudiam caso de agressão de Magno Malta a técnica em Enfermagem

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Destaques

Brasiliense Thiago Ávila é mantido preso para interrogatório em Israel

Por Kleber Karpov O ativista brasileiro Thiago Ávila, detido em...

Ministério da Saúde inicia entrega de 3,3 mil veículos para transporte de pacientes do SUS em todo o país

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde iniciou a entrega...

Liberdade de Imprensa sob pressão global

Por Edgar Lisboa, Repórter Brasília A fotografia mais recente da...

Tecnologia: Máscara criada com apoio da FAPDF inativa vírus respiratórios

Por Kleber Karpov No contexto atual, em que doenças respiratórias...

Projeto com opoio da FAPDF utiliza dados e inteligência artificial para otimizar gestão hospitalar no DF

Por Kleber Karpov A saúde pública no Distrito Federal está...