Concursados que aguardam nomeação na Saúde fazem paralisação no Buriti

Cerca de 200 concursados que aguardam nomeação para a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), se concentraram na manhã de quinta-feira (30/Abr) em frente ao Palácio do Buriti. A manifestação foi organizada pela Comissão dos Aprovados da SES-DF com o apoio do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF).

O ato dos concursados teve como finalidade pressionar o governo à nomeação dos aprovados no concurso público realizado pela SES-DF de 2014. Profissionais de várias categorias participaram da manifestação que contou com a presença da deputada federal, Erika Kokay (PT) e do distrital, Reginaldo Veras (PDT).

De acordo com Kokay: “Apoiar a entrada dos concursados é apoiar a melhoria na saúde, a melhoria do atendimento e os direitos da população.”, afirmou a deputada. Veras por sua vez ressaltou a importância do movimento organizado. Para Veras: “Não há conquista sem pressão e sem organização um movimento como esse mostra para a sociedade que vocês estão organizados e acima de tudo mostra à sociedade a necessidade de nomeação desses profissionais.”, afirmou Veras.

Durante a mobilização o vice-presidente do Sindate-DF, Jorge Vianna, ao discursar no caminhão, fez uma constatação da realidade dos diversos concurseiros do DF. “Brasília não é mais a capital do concurso público. É a capital das manifestações do concurso público.”, afirmou.

Comissão é recebida pelo GDF

A Comissão dos Aprovados na SES-DF foi recebida pelo secretário-adjunto, da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais (SERI), Manoel Antônio Vieira Alexandre e pelo Subsecretário de Gestão Participativa da SES-DF, Tiago Araújo Coelho de Souza, no Palácio do Buriti de onde saíram com boa impressão.

Segundo Vianna: “A comissão achou que a reunião foi bastante proveitosa pois saímos com um calendário de reuniões e com um posicionamento positivo de nomeações, para ocupação dos cargos em vacância, que são cerca de 600 nomeações que podem sair a qualquer momento.”, afirmou Vianna.

Vianna observou ainda que o GDF deve apresentar o balanço quadrimestral das finanças do GDF ao final de Maio e que após, devem apresentar uma posição mais concreta em relação às nomeações.

biologa
A bióloga Marina Jurado avalia como positivo a abertura do GDF em receber concursados


Para a concursada, aprovada, da biologia, Marina Jurado Vicente, a abertura por parte do GDF para receber e ouvir as reivindicações dos concursados foi proveitosa: “Eles pareceram bem compromissados com a nossa causa e nos deram esse espaço para a gente trazer o nosso lado e ouvir o deles também. Nós todos temos o interesse da melhoria da saúde e o que se faz aqui é União. Temos que unir os interesses e sermos ouvidos.”, afirmou ao lembrar do principal beneficiado: “Nós estamos aqui representando as categorias da saúde mas também da sociedade. Nós também somos cidadãos e nos servimos da saúde do DF.”, completou Vicente.

Cargos em vacância

Os cargos em vacância surgem a media em que as vagas ficam disponíveis em casos de saída dos servidores em que ocorrem exonerações, morte, devolução  ou aposentadoria. No caso da secretaria de Saúde, o secretário, João Batista, havia anunciado em Março, a disponibilidade de quase 800 vagas, porém desde então a SES-DF nomeou apenas 205 servidores. Com isso outras quase 600 vagas podem ser preenchidas por concursados de diversas áreas.

Atualizado em 4/5/15 às 2h43min.

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...

IGESDF prepara profissionais para tornar atendimento no SUS mais ágil e eficiente

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Solidariedade feita à mão leva 80 turbantes a pacientes oncológicas do Hospital de Base

Por Kleber Karpov Um mutirão de artesanato movido pela solidariedade...

Anvisa interdita parte de terminal no Porto de Santos (SP)

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Destaques

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...