19.5 C
Brasília
05 dez 2025 08:14

Ministra da Saúde destaca importância das tendas de acolhimento

Espaços realizam triagem, atendimento e medicação a pacientes com dengue. Casos graves são encaminhados às UPAs e aos hospitais regionais

A ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, visitou, nesta quarta-feira (31), a tenda de acolhimento a pacientes com dengue, instalada pela Secretaria de Saúde (SES-DF) na Administração Regional de Ceilândia. Ao todo, foram erguidas nove tendas pelo Distrito Federal.

A gestora acompanhou todo o fluxo de atendimento, desde a coleta de dados pessoais, triagem, até a medicação e hidratação. Segundo a ministra, o período de alta nos casos exige estratégias capazes de ampliar o cuidado a pacientes com dengue. “O DF está dentro dos pontos de maior preocupação, no sentido de cuidado com as pessoas. Dentro do Sistema Único de Saúde [SUS] temos as condições de fazer isso, evitando o agravamento e mortes relacionadas à doença. Por isso a importância de tendas como esta”, destacou.

“Olhem para as suas casas e vejam se há algum reservatório de água, terreno que possa estar com resíduo sólido, descarte indevido, pneus, carcaças. Todos esses lugares podem esconder larvas e mosquitos”Lucilene Florêncio, secretária de Saúde

Outro aspecto tratado durante a visita foi a vacina, que será enviada de forma prioritária, de acordo com Trindade, às regiões com maiores índices de casos, como ocorre na capital federal. Em adição, a ministra relembrou que todos devem e podem derrotar o mosquito. “O imunizante é a esperança de um problema de saúde pública de mais de 40 anos. Mas é importante o controle e a vigilância, que já estão sendo feitos”, complementou.

Ao lado da ministra, a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, ressaltou o papel de atuação da vigilância e combate, que deve ser realizado por diversas vias, entre entes públicos e sociedade. “Olhem para as suas casas e vejam se há algum reservatório de água, terreno que possa estar com resíduo sólido, descarte indevido, pneus, carcaças. Todos esses lugares podem esconder larvas e mosquitos.”

Estavam presentes ainda na visita a senadora Leila Barros; o deputado distrital Chico Vigilante; o administrador de Ceilândia, Dilson Resende de Almeida; o subsecretário de Vigilância Sanitária, Fabiano Dos Anjos Pereira Martins; a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Sandra Araújo de França; e representantes da equipe de Saúde da Região Oeste, como o superintendente André Luiz de Queiroz.

Rede de atendimento

A SES-DF, junto a outros órgãos, tem reforçado as ações de atendimento e prevenção contra a dengue. Exemplo disso são o treinamento realizado nesta semana a 247 militares para atuarem em ações de combate, os 30 carros de fumacê e o funcionamento estendido de unidades básicas de saúde (UBSs) que estão com salas de hidratação e horários ampliados.

A recomendação é que, em casos de sintomas leves como febre, dor de cabeça, atrás dos olhos e muscular, o usuário procure imediatamente a UBS de referência ou a tenda de hidratação mais próxima

Além disso, houve aumento do número de leitos, por meio de constantes avaliações das vagas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com a secretária de Saúde, de 1.500 atendimentos realizados em cada tenda, aproximadamente 33% dos pacientes são encaminhados para a hidratação na veia. Do total, cerca de 2% precisam ser direcionados à internação e apenas 0,2% necessita de um cuidado mais especializado.

A recomendação é que, em casos de sintomas leves, o usuário procure imediatamente a UBS de referência ou a tenda de hidratação mais próxima. “O mais importante é que aos primeiros sinais, como dor de cabeça, dor muscular, febre, a população busque atendimento e não espere aparecer as manchas ou o sangramento. E se hidratem. Hidratação é a palavra de ordem neste momento”, detalhou a secretária.

Tendas de acolhimento

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da SES-DF, instalou tendas de acolhimento a pacientes com suspeita de dengue em nove administrações regionais: Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Sobradinho, São Sebastião, Estrutural, Recanto das Emas, Brazlândia e Santa Maria. Os espaços funcionam todos os dias, das 9h às 19h.

Nas tendas, é feito o manejo clínico dos pacientes classificados como grupos A e B, geralmente casos leves. Já os pacientes identificados de grupo C e D são direcionados às portas de urgência.

Atuando como porta extra de atendimento, os pacientes recebem na própria tenda assistência de médico ou de enfermeiro, além de medicação – com hidratação intravenosa – e podem realizar exames, nos casos necessários. Além desses espaços, a rede de 176 UBSs também oferta atendimento a casos de dengue.

 

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...